Educação
São Cristóvão e UFS discutem sobre programa de guarda responsável de animais
A secretaria de saúde de São Cristóvão e a Universidade Federal de Sergipe (UFS) discutiram ações voltadas à parceria da instituição ao Programa Municipal de Guarda que busca a promoção estratégias voltadas para saúde ambiental e ao bem-estar animal. O encontro aconteceu nesta terça-feira (7), no Hospital Veterinário da UFS.
Entre as ações, houve o alinhamento de um convênio entre a prefeitura e a UFS para promoção de uma capacitação de bolsistas veterinários que irão atuar na política de população animal do município.
“O objetivo da realização da reunião para a pactuação do convenio de bolsas para estudantes do curso de medicina veterinária teve como a principal pauta a discussão sobre algumas das disposições que deverão ser contidas no edital como a carga horária e atribuições dos bolsistas. Essa parceria com a UFS contribui de forma significativa para alcançar as demandas do município em relação a polução animal”, afirmou a médica veterinária da SMS, Nayara Correia.
A parceria prevê também atendimentos veterinários e castrações, entre outros. “A meta é a concretização de um convênio em que o município de São Cristóvão forneça bolsas para especialização, uma capacidade técnica. Vamos abrir um edital para selecionar três veterinários. Com a bolsa, o aluno vai ter de 25 a 30% de aulas teóricas, o restante de aulas práticas. Esses alunos vão realizar atendimentos e vão ajudar muito, pois temos uma demanda muito grande no hospital”, explicou o assessor do Gabinete do Reitor, Jodnes Vieira.
Leia os termos de uso