Educação
Sintese cobra revisão do piso salarial e faz vigília na Seduc nesta quinta (10)
O Sindicato dos Trabalhadores em Educação Básica do Estado de Sergipe (Sintese) continua cobrando que o Governo de Sergipe faça a revisão e implementação do reajuste salarial de 33,24% dos professores da rede estadual. Na manhã desta quinta-feira (10), o sindicato realiza vigília em frente à Secretaria de Estado da Educação (Seduc), para acompanhar a audiência, que será realizada às 11h, entre o Sintese e a mesa de negociação (formada pelas secretarias de Administração, Educação e Fazenda).
“Nossa luta é para que a lei seja cumprida e não vamos aceitar perda de direitos e, muito menos, incorporações. A implementação dos 33,24% respeitando a carreira é para quem está na ativa e também para aposentados e aposentadas”, disse a presidente do Sintese, Ivonete Cruz.
O magistério da rede estadual tem lutado para que governo do Estado faça a revisão do piso conforme a lei 11.738/2008. A legislação estabelece que o piso seja atualizado anualmente, no mês de janeiro, conforme percentual determinado a partir do custo aluno dos anos anteriores e ratificado em portarias do Ministério da Educação.
Como se calcula o valor da revisão do piso
Segundo o Sintese, o valor do Piso Salarial Profissional do Magistério de Educação Básica é calculado com base na comparação do valor aluno-ano do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) dos dois últimos anos. O valor aluno-ano é o valor mínimo estabelecido para repasse do Fundeb para cada matrícula de aluno na educação básica por ano.
Em 2021, o valor aluno-ano foi de R$ 4.462,83, conforme definido na Portaria Interministerial MEC/ME nº 10, de 20 de dezembro de 2021. Em 2020, através da Portaria Interministerial nº 3, de 25 de dezembro de 2020, o valor mínimo anual por aluno dos anos iniciais do ensino fundamental urbano foi de R$ 3.349,56.
Com isso, o crescimento do valor aluno-ano do FUNDEB de 2021 em relação a 2020 é de 33,23%, exatamente o percentual de atualização do Piso Salarial Profissional do Magistério em 2022.
Leia mais:
Sintese critica falta de negociação de Belivaldo sobre piso dos professores
Leia os termos de uso