Educação


Socorro avança na educação com investimentos na melhoria contínua


Publicado 14 de julho de 2022 às 14:44     Por Redação AjuNews     Foto Reprodução / Semed Socorro

A área de educação da cidade de Nossa Senhora do Socorro, na Grande Aracaju, tem se destacado em perspectivas que vão desde os bons resultados de escolas municipais no Índice de Desempenho Escolar de Sergipe (IDESE), uma delas, ficando entre as 30 escolas com as melhores notas, como na destinação de recursos realizada pelo Governo de Sergipe por meio da Lei de Repasse Nº 181/2022. Socorro recebeu a maior parcela, com mais de 8 milhões de reais de verba.

As ações resultam dos investimentos realizados pela prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), que registrou em 2022 mais de 18 mil matrículas. Em comparação com 2016 houve um aumento de 5 mil matrículas. De acordo com a pasta, isso “demonstra a confiança das famílias socorrenses na educação da Rede Municipal”.

Com mais matrículas, desde 2017 são realizados investimentos nas estruturas físicas e mobiliários das escolas, na qualificação dos profissionais, na oferta de uma alimentação escolar orientada para o atendimento nutricional dos nossos alunos. Até o momento, 36 dos 54 prédios, onde funcionam as unidades escolares, já foram reformados, e recebem ações de manutenção continuada. Além disso a gestão realizou a entrega de 5 unidades de Educação Infantil. Neste ano, mais 2 unidades estão em construção e as escolas Manoel de Jesus Silva, João Garcez e Neuzice Barreto passam por reformas.

Em relação à gestão escolar, além do planejamento para as matrículas no período em que as unidades retomavam as atividades letivas presenciais em 100%, a Semed também realiza, este ano, a busca ativa para combater a evasão, garante o transporte escolar, atualiza os dados das famílias que necessitam do Auxílio Brasil, além de inspecionar as escolas com visitas periódicas de fiscalização e orientação, seguindo as normativas do sistema municipal de ensino da cidade.

No âmbito pedagógico, a Semed também já realizou este ano, a implementação do Projeto de Nivelamento para a recomposição das aprendizagens, a aplicação de avaliações diagnósticas de fluência em leitura para identificar os níveis de aprendizagens dos estudantes, a flexibilização curricular com elaboração da Priorização Curricular Municipal, a formação de professores para planejamento pedagógico com foco na recomposição das aprendizagens, além da entrega dos Cadernos de Atividades Complementares para os estudantes da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos (EJA).

A Semed também reforça os investimentos em compra de materiais de consumo (limpeza, cama, mesa, higiene e banho), além da compra de materiais permanentes de mobiliários e equipamentos escolares. Também foi realizado o investimento na ampliação e melhoria do sistema de monitoramento de câmeras, de alarmes e pânico nos prédios vinculados à educação.

Em relação a alimentação escolar, são realizadas diariamente supervisões de rotina nas unidades escolares, executadas pelas nutricionistas juntamente com os estagiários, para verificação do cumprimento de cardápio e boas práticas de manipulação. Sendo assim, são efetivados levantamentos em todos os estoques de gêneros alimentícios verificando, através de termômetros, a temperatura e umidade com o objetivo de deixar o ambiente cada vez mais adequado para o armazenamento dos alimentos.

Desde fevereiro, a Semed está inscrita na jornada de alimentação escolar do Fundo Nacional do Desenvolvimento da Educação (FNDE), onde são realizadas ações nas unidades escolares com o objetivo de promover a formação de hábitos alimentares saudáveis.

Seguindo o planejamento estratégico da Semed, foi realizada em 2022 a aquisição de 2 ônibus escolares acessíveis no valor total de R$ 774.360,00 com recurso federal e próprio, para transporte dos alunos com segurança e qualidade. A Semed realizou também adesões aos programas federais ‘Sala de Recursos’ e ‘Primeira Infância, Educação e Família’, garantindo o recebimento de investimentos para execução desses programas.

A pasta também atuou igualmente no assessoramento das escolas na execução das etapas de atualização cadastral dos conselhos escolares com os membros eleitos no processo da Gestão Democrática em 2022. Além de assegurar a transparência e responsabilidade do uso dos recursos federais e o apoio financeiro na melhoria dos processos ensino-aprendizagem.

 



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso


Publicidade
Justiça

TCE-SE encaminha à Justiça Eleitoral lista de gestores que tiveram contas reprovadas

Justiça
Mais Lidas


Ao clicar no botão “Aceitar” ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.