Política


Ao menos seis pré-candidatos disputam a prefeitura da Barra dos Coqueiros


Publicado 04 de agosto de 2020 às 07:00     Por Eduardo Costa     Foto Reprodução/Google Street View

Ao menos seis pré-candidatos pretendem disputar a prefeitura da Barra dos Coqueiros, na Grande Aracaju. O prefeito Airton Martins (MDB) não irá concorrer por já estar em seu segundo mandato, mas tem o seu possível sucessor indicado: Alberto Macedo, do mesmo partido.

A reportagem do AjuNews buscou os prováveis candidatos ao pleito eleitoral junto com Alberto: o ex-vereador Cláudio Caducha (PT), o ex-prefeito Gilson dos Anjos (DEM), Hebert Pereira (Cidadania), e a vereadora Pastora Salete (Republicanos). A reportagem tentou contato também com Alysson Souza (Solidariedade), atual vice-prefeito que rompeu com Airton Martins, mas ele não retornou. Já Vevé, candidato a vereador em 2016, informou que “só poderá dar informações após o registro da candidatura”.

Há uma tendência, entretanto, de que algumas dessas candidaturas acabem convergindo. Isso porque alguns dos pré-candidatos de oposição compõem o chamado “G-4”: Alysson Souza, Cláudio Caducha, Gilson dos Anjos e Pastora Salete. Os quatro estão com suas pré-candidaturas anunciadas, mas não descartam inclusive uma união de chapas para disputarem o pleito contra o candidato governista Alberto Macedo.

Abaixo, breve perfil dos pré-candidatos:
Alberto Macedo (MDB): funcionário público estadual, formado em Direito e Serviço Social pela UFS. Está em seu terceiro mandato como vereador, e foi prefeito da Barra dos Coqueiros de 1989 a 1992. Conta com o apoio do atual prefeito, Airton Martins, do deputado Adailton Martins, de nove dos 11 vereadores e de várias outras lideranças políticas do município. Até o momento, confirmou alianças com PSD, PDT e MDB.

Alysson Souza (Solidariedade): vice-prefeito da Barra dos Coqueiros, foi eleito na chapa ao lado do prefeito Adailton Martins. Porém, os dois tiveram divergências e acabaram rompendo. Com a escolha de Adailton por Alberto Martins como seu candidato à sucessão, Alysson partiu para uma pré-candidatura própria. Faz parte do grupo de posição que tem dialogado a respeito das candidaturas.

Cláudio Caducha (PT): professor de história, tem especialização em gestão pública e planejamento municipal pela Faculdade de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP), e atualmente é mestrando em Ciência Política pela Faculdade Latinoamericana de Ciências Sociais. Ligado ao movimento social, sua origem política é ligada a ONGs e sindicatos, além da ligação com a Comunidade Eclesial de Base. Foi vereador na Barra por dois mandatos, entre 2004 e 2012. Tem apoio do PT e da Unidade Popular, além de dialogar com outros pré-candidatos da oposição no bloco conhecido como “G-4”.

Gilson dos Anjos (DEM): ex-prefeito da Barra dos Coqueiros por três mandatos, também foi por duas vezes presidente da Associação de Prefeitos de Sergipe. Ainda foi Superintendente do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA) em Sergipe. Tem conversado com outros os candidatos de oposição visando uma formação de chapa.

Hebert Pereira (Cidadania): advogado, especialista em Direito Civil e Processo Civil e em Direito Público com ênfase em Gestão Pública. Foi servidor público concursado do Tribunal de Justiça de Sergipe (TJ-SE). Atualmente, é chefe de gabinete do senador Alessandro Vieira. Também é Oficial da Reserva do Exército, onde exerceu atividades operacionais e administrativas por sete anos. Criou o projeto Vereador Sem Mandato e é um dos fundadores do Movimento Atitude Sergipe (MOVA-SE). Foi candidato a vereador em Aracaju, onde é primeiro suplente, e foi candidato a deputado federal em 2018. Volta à Barra lançando uma candidatura até agora sem acordos políticos, e já tem definido o vice: Carlinhos de Zé de Mathias.

Pastora Salete (Republicanos): atual vereadora pela Barra dos Coqueiros, já foi vice-presidente e 1ª secretária da Câmara de Vereadores do município. Em 2018 concorreu ao cargo de 2ª suplente do Senado. É pré-candidata junto ao “G-4”, bloco de oposição já citado anteriormente.

 

Leia mais:
PDT confirma Edvaldo Nogueira como pré-candidato à reeleição em Aracaju
Proposta permite usar fundos eleitoral e partidário para calamidade pública
Lagarto: Sérgio Reis denuncia perseguição virtual de adversários políticos



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso