Eleições


Ciro cita dados falsos e afirma que Brasil tem apenas 11,6 mil policiais


Publicado 24 de agosto de 2022 às 10:03     Por Larissa Barros     Foto Reprodução / TV Globo

O candidato à Presidência Ciro Gomes (PDT) citou dados falsos sobre a quantidade de policiais no Brasil, ao falar sobre segurança pública, durante entrevista ao Jornal Nacional, da Rede Globo, nesta terça-feira (23).

De acordo com Ciro, o país teria 11,6 mil policiais, quando o número real é 58 vezes maior. A informação foi checada pela Agência Lupa,

O dado foi citado enquanto falava sobre formas de combater as facções e o crime organizado nas periferias das cidades brasileiras.

“Sabe, dá vontade até de se falar baixo, mas o Brasil tem 11.600 policiais apenas. Um terço de 1% do orçamento é o que é aplicado pelo governo federal em segurança pública –agora no atual governo que prometeu trabalhar”, disse o candidato.

O pedetista também mentiu sobre dados da economia, ao afirmar que o país está há 11 anos sem crescer. No entanto, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), entre 2011 e 2021, a variação total do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro foi de 7,4%.

O que significa um crescimento anual médio do país de 0,65%, índice cerca de 2,5 vezes maior que o mencionado pelo candidato.

Ciro foi o segundo entrevistado pelo JN. O próximo candidato será o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), nesta quinta-feira (25).

Leia mais:
Internautas convocam “globociata” e “panelaço” para entrevista de Bolsonaro na Globo



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso