Eleições
Confira o cenário de apoios partidários a Lula e a Bolsonaro para o segundo turno
O ex-presidente e candidato do PT, Luis Inácio Lula da Silva, tem vantagem sobre o adversário e candidato à reeleição, Jair Bolsonaro (PL), no quesito apoio de partidos no segundo turno. Além das dez siglas que compõem a coligação nacional manifestaram apoio noa reta final o PDT, Cidadania, PCB, PSTU e PCO.
Eles se juntam ao PV, PCdoB, PSOL, Rede, PSB, Solidariedade, Pros, Avante e Agir. O petista soma 15 legendas do seu lado. A ex-candidata a vaga no Planalto, Simone Tebet (MDB), contrariou a decisão de neutralidade da sigla e declarou apoio ao petista. O MDB se soma ao Novo, o União Brasil, MDB, UP e DC entre os que estão neutros.
Bolsonaro, que no primeiro turno teve uma coligação formada por PL, PP e Republicanos, recebeu o apoio, para o segundo turno, do PSC e PTB. Cinco siglas ainda não definiram apoio: Patriota, PRTB, PMB, PMN e UP.
Já entre os governadores eleitos no primeiro turno, Bolsonaro conseguiu o apoio de nove: Ibaneis (MDB), do Distrito Federal, Ratinho (PSD), do Paraná, Caiado (União), de Goiás, Cláudio Castro (PL), do Rio de Janeiro, Romeu Zema (Novo), de Minas Gerais, Gladson Cameli (PP), do Acre; Wanderlei Barbosa (Republicanos), do Tocantins; Antônio Denarium (PP), de Roraima; Mauro Mendes (União Brasil), do Mato Grosso.
Já Lula tem o apoio de seis dos eleitos no primeiro turno: Elmano de Freitas (PT), do Ceará; Rafael Fonteles (PT), do Piauí; Fátima Bezerra (PT), do Rio Grande do Norte, Carlos Brandão (PSB), do Maranhão, Helder Barbalho (MDB), do Pará, e Clécio (SD), do Amapá. O segundo turno das eleições acontece no próximo dia 30 de outubro.
Leia mais
Valmir de Francisquinho convoca coletiva para anunciar apoio a Rogério Carvalho
Leia os termos de uso