Eleições
Eleitores de SE com baixa ou nenhuma escolaridade representam 34,8%
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) liberou os dados sobre o perfil do eleitorado brasileiro para o pleito deste ano. A plataforma apresenta dados de faixa etária, escolaridade, gênero entre outras informações. Em Sergipe, o público apto a votar corresponde a 1.671.801, quase 95 mil a mais que a eleição de 2018.
A baixa escolaridade do eleitorado sergipano chama atenção: 34,8% do total é analfabeta ou possui só até o ensino fundamental. O percentual é maior que a média nacional de 27,1%, mas menor do que o verificado no Nordeste. A região conta com 42,8% dos eleitores sem o ensino fundamental completo. O número de mulheres ainda é superior ao de homens votantes, com 53% contra 47%.
A maioria do eleitorado do estado é solteira, com 70% do total, casados somam 24% e 2% são viúvos. O TSE ainda divulgou o total de pessoas que estão com nome social e apto a votar: 322.
Sobre os dados
A cada mês, o TSE consolida dados estatísticos sobre o eleitorado brasileiro. As informações são extraídas do Cadastro Nacional de Eleitores, também conhecido como Cadastro Eleitoral.
Em anos eleitorais, esses dados são auditados tão logo encerra o prazo para que os eleitores se registrem ou atualizem suas informações junto à Justiça Eleitoral. Depois de auditadas, as informações servem de base para a divulgação do perfil do eleitorado brasileiro nas eleições daquele mesmo ano.
Leia mais
Definição de permanência de Jackson Barreto na chapa para o Senado deve ocorrer nesta sexta (22)
Leia os termos de uso