Eleições


Eliane Aquino critica posição de ex-vereador do PT sobre voto útil em João Daniel


Publicado 23 de setembro de 2022 às 07:12     Por Dhenef Andrade     Foto Reprodução / Redes Sociais

A vice-governadora e candidata a deputada federal Eliane Aquino (PT) criticou as recentes declarações do ex-vereador de Aracaju, Camilo (PT), a respeito de sua campanha. Ele, em áudio, pediu para que as pessoas não votassem em Eliane por conta do indeferimento da candidatura, no TRE-SE, e dessem o voto útil no também candidato à Câmara João Daniel (PT).

“O áudio de Camilo chocou a mim e a muita gente. Porque ele não tinha esse direito de simplesmente falar que, de como estava preocupado comigo, os votos seriam perdidos. A gente precisa entender que a política precisa ser no coletivo, quando a gente faz política olhando só pro nosso umbigo aí a gente não dá grandes passos. Esse tipo de manobra que fazem, além de ser desonesto, não pode acontecer dentro da política. A gente não pode ser companheiro só pra ajudar, a gente precisa ser companheiro nos momentos bons e ruins. E o próprio pai dele disse que a decisão que eu tomasse estaria do meu lado”, disse a vice-governadora à rádio Fan Fm.

Eliane disse que o PT tentou a substituição do seu nome, mas que problema no sistema impediu a ação. Ela, que pensava em não recorrer da decisão, recebeu apoio de juristas e da população para que permanecesse no pleito.

Em agosto, o Ministério Público Eleitoral (MPE) pediu a impugnação devido a ausência de desincompatibilização de cargo de liderança em entidades estaduais. A justificativa do pedido é que Eliane manteve vínculos com conselhos de órgãos públicos estaduais, dos quais segundo interpretação do procurador responsável pela ação, deveria ter se desincompatibilizado até o dia 2 de abril, de acordo com o calendário eleitoral.

De acordo com as investigações da Procuradoria Regional Eleitoral (PRE), Eliane Aquino não se desincompatibilizou dos cargos de presidente dos conselhos deliberativos de quatro órgãos públicos: Administração Estadual do Meio Ambiente (Adema), Departamento Estadual de Trânsito (Detran), Departamento Estadual da Infraestrutura Rodoviária de Sergipe (DER-SE) e Instituto de Previdência dos Servidores do Estado de Sergipe (IPES-SE).

Nesta quinta-feira (22), a Procuradoria Geral Eleitoral (PGE) concordou com o recurso apresentado pela defesa e se manifestou favorável ao prosseguimento de seu nome na disputa.

Leia mais
PGE tem parecer favorável à candidatura de Eliane Aquino para deputada federal



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso