Eleições
Lula segue atrás de Bolsonaro nas intenções de voto em nove estados
O então candidato do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Fernando Haddad, teve mais votos que o presidente Jair Bolsonaro em nove estados, no primeiro turno das eleições de 2018. Enquanto que o atual mandatário superou os adversários em outras 17 Unidades da Federação. Agora, pesquisas de intenção de voto apontam que Lula tem recuperado terreno em estados que deram maioria de votos para adversários do PT.
De acordo com um levantamento feito pelo Portal Metrópoles, e divulgado neste sábado (27), o petista lidera no Amazonas e Tocantins, que foram pró-Bolsonaro no último pleito; e no o Ceará, berço eleitoral de Ciro Gomes.
Além disso, há um empate técnico entre os dois líderes nas pesquisas em cinco estados: Amapá, Espírito Santo, Goiás, Rio de Janeiro e Santa Catarina. Em 2018, todos esses cinco elegeram Bolsonaro.
Para o levantamento, o Metrópoles considerou as consultas mais recentes realizadas pelos institutos registrados no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Em todos os casos, os números se referem às respostas às perguntas estimuladas — quando é apresentada ao eleitor uma lista de nomes.
Em Sergipe, o portal considerou a última pesquisa Ipec, divulgada na última quinta-feira (25). No levantamento, o petista é o líder de intenção de votos, com 54% das citações contra 26% de Jair Bolsonaro (PL).
Leia mais:
Lula lidera em Sergipe com 54%, diz pesquisa IPEC
Leia os termos de uso