Eleições
MDB, DEM e PSDB são partidos com mais prefeitos eleitos em capitais; veja lista
Com o fim das eleições municipais de 2020 no segundo turno deste domingo (29), MDB, DEM e PSDB foram os partidos que mais tiveram prefeitos eleitos em capitais. No Brasil, 25 capitais realizaram o pleito, já que o Macapá (AP) teve eleições adiadas por conta do recente apagão. No Distrito Federal não há eleições municipais. Ao total, 12 legendas diferentes saíram vencedoras.
O partido com mais prefeitos foi o MDB, com cinco. Foram eleitos: Maguito Vilela em Goiânia (GO), Emanuel Pinheiro em Cuiabá (MT), Dr. Pessoa em Teresina (PI), Sebastião Melo em Porto Alegre (RS) e Arthur Henrique em Boa Vista (RR). Em seguida apareceram DEM e PSDB, ambos os partidos com quatro prefeitos eleitos cada.
Pelo DEM ganharam Bruno Reis em Salvador (BA), Rafael Greca em Curitiba (PR), Eduardo Paes no Rio de Janeiro (RJ) e Gean Loureiro em Florianópolis (SC). Já pelo PSDB, venceram Álvaro Dias em Natal (RN), Hildon Chaves em Porto Velho (RR), Bruno Covas em São Paulo (SP) e Cinthia Ribeiro em Palmas (TO).
Vitorioso em Aracaju, Edvaldo Nogueira foi um dos dois vencedores do PDT, ao lado de Sarto Nogueira em Fortaleza (CE). O PSB emplacou JHC em Maceió (AL) e João Campos em Recife (PE). Outro entre os partidos que emplacou dois prefeitos eleitos foi o PSD, com Marquinhos Trad em Campo Grande (MS) e Alexandre Kalil em Belo Horizonte (MG).
Por fim, seis partidos elegeram um prefeito cada. Pelo Avante, Davi Almeida em Manaus (AM); no Podemos, Eduardo Braide em São Luís (MA); pelo Progressistas, Cícero Lucena em João Pessoa (PB); no PSOL, Edmilson Rodrigues em Belém (PA); no PP, Tião Bocalom em Rio Branco (AC); e por fim, o Republicanos elegeu Delegado Pazolini em Vitória (ES).
Dos 25 vencedores, dez acabaram reeleitos. Além de Edvaldo em Aracaju, foram reconduzidos ao cargo: Emanuel Pinheiro em Cuiabá, Marquinhos Trad em Campo Grande, Alexandre Kalil em Belo Horizonte, Rafael Greca em Curitiba, Álvaro Dias em Natal, Hildon Chaves em Porto Velho, Gean Loureiro em Santa Catarina, Bruno Covas em São Paulo e Cinthia Ribeiro em Palmas. Todos os outros 15 assumem o cargo pela primeira vez ou retornam ao posto.
Leia mais:
Com 100% das urnas apuradas, Edvaldo é reeleito prefeito de Aracaju
Leia os termos de uso