Eleições


Pesquisa BTG/FSB: Lula sobe para 44% e Bolsonaro cai para 31% nas intenções de voto


Publicado 25 de julho de 2022 às 14:30     Por Fernanda Souto     Foto Montagem/ Arquivo/ Agência Brasil

O ex-presidente Lula (PT) cresceu quatro pontos em uma nova pesquisa de intenção de voto de BTG Pactual, realizada em parceria com o Instituto FSB, e divulgada nesta segunda-feira (25). Ele subiu de 41% para 44%, enquanto que Bolsonaro caiu de 32% para 31%. Os números fazem parte do cenário estimulado, em que é apresentada ao eleitor uma lista com o nome dos candidatos.

Neste cenário, Ciro Gomes (PDT) ficou com 9% das intenções de voto. Simone Tebet (MDB) e André Janones (Avante) aparecem com 2%. Os demais candidatos ficaram com 1% das intenções de voto ou não pontuaram. A pesquisa também apontou que 5% dos eleitores disseram que não votariam em nenhum dos postulantes. Outros 2% votariam em branco ou nulo, e 3% não souberam responder.

Já no cenário espontâneo, em que o próprio eleitor cita o candidato em quem votaria, Lula aparece na frente, com 40% das intenções de voto. Bolsonaro ficou com 30%. Ciro Gomes é o candidato da terceira via com maior pontuação, chegando a 3% das intenções de voto. Além disso, 15% dos entrevistados não souberam responder, outros 6% afirmaram que não votariam em nenhum candidato e 4% disseram que votariam branco ou nulo.

O levantamento foi realizado entre os dias 22 e 24 de julho, através do telefone, com 2 mil eleitores. A margem de erro é de dois pontos percentuais, com intervalo de confiança de 95%. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-05938/2022.



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso