Eleições
Pesquisas apontam que Valmir e ao menos 12 governadores podem ganhar no 1° turno
O candidato ao Palácio dos Despachos, Valmir de Francisquinho (PL), e ao menos outros 12 candidatos podem vencer a disputa aos governos estaduais já em 2 de outubro, quando acontece o primeiro turno das eleições deste ano.
No Brasil, para ser eleito no 1º turno, o candidato precisa receber 50% mais 1 dos votos válidos, pelo menos. Ou seja, o vencedor precisa ter mais votos do que todos os adversários somados. O cálculo não considera os votos em branco ou nulos.
Logo, se as eleições fossem hoje, Valmir seria eleito governador já no primeiro turno, com 54% dos votos válidos, segundo uma pesquisa de opinião induzida realizada pelo Vox Populi. O levantamento, que foi registrado junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o nº SE-02045/2022, mostra que o ex-prefeito de Itabaiana se encontra com ampla vantagem em relação aos seus concorrentes.
Apesar disso, Valmir corre o risco de sair da disputa por conta de sua situação jurídica. O TSE ainda tem até o dia 12 de setembro para julgar as candidaturas. Portanto, se algum deles tiver alguma pendência com a justiça eleitoral, pode ter o pedido de registro indeferido. Com isso, o cenário eleitoral será totalmente modificado.
No caso de Valmir, ele e seu filho, o deputado estadual Talysson de Valmir (PL) foram condenados por abuso de poder econômico durante a campanha do parlamentar em 2018.
O acórdão da decisão foi publicado recentemente pelo órgão. De tal forma, a defesa do candidato ampliou as possibilidades para reverter sua situação jurídica e, consequentemente, garantir que o postulante continue com os direitos políticos para o pleito deste ano. Isso porque, com a publicação do documento que o deixou inelegível, a equipe pode tentar reverter o jogo com mais um recurso.
De acordo com o advogado de Valmir, Evânio Moura, o acórdão era o que faltava, no entendimento do ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF), para deferir um pedido de liminar através de uma ação cautelar. Logo, as opções da defesa após a publicação do documento foram ampliadas.
Outros estados
De acordo com um levantamento do Metrópoles com base nas pesquisas eleitorais mais recentes, além do candidato ao governo de Sergipe, podem ser eleitos os postulantes dos seguintes estados: Bahia, ACM Neto (União Brasil); Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB); Espírito Santo, Renato Casagrande (PSB); Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil); Mato Grosso, Mauro Mendes (União Brasil); Minas Gerais, Romeu Zema (Novo); Pará, Helder Barbalho (MDB); Paraná, Ratinho Jr. (PSD); Piaui, Silvio Mendes (União Brasil); Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra (PT); Roraima, Teresa Surita (MDB); Tocantins, Wanderlei Barbosa (Republicanos).
Leia os termos de uso