Polícia
PF vai usar drones para combater crimes nas eleições em Aracaju
A Polícia Federal (PF) vai usar drones para combater crimes durante o período eleitoral, em Aracaju, a partir desta terça-feira (27). Os equipamentos possuem câmeras capazes de realizar zoom suficiente para identificar suspeitos, placas de veículos, entregas de santinhos e situações de compra de votos, com imagens de alta resolução.
No Centro Integrado Nacional de Comando e Controle das Eleições 2020 (CICCN), a PF vai monitorar, em tempo real, possíveis ocorrências durante a realização dos dois turnos. Em caso de algum flagrante de crime eleitoral, os policiais irão até o local para prender os suspeitos.
O uso da tecnologia vai diminuir a presença física de policiais e o contato social com os não envolvidos em situação criminosa, tendo em vista as medidas de distanciamento social para conter a pandemia do novo coronavírus.
A nova forma de monitorar possíveis irregularidades nas eleições fazem parte da Operação Eleições Limpas 2020, apresentada ao presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Luís Roberto Barroso, por o ministro da Justiça, André Mendonça, e o diretor-geral da Polícia Federal, Rolando Alexandre, na manhã desta terça-feira (27).
Leia os termos de uso