Eleições


PGE tem parecer favorável à candidatura de Eliane Aquino para deputada federal


Publicado 22 de setembro de 2022 às 17:20     Por Fernanda Souto     Foto Divulgação/ Governo de Sergipe

A vice-governadora e candidata à deputada federal, Eliane Aquino (PT), afirmou, nesta quinta-feira (22), que teve parecer favorável da Procuradoria Geral Eleitoral (PGE) a respeito da sua candidatura. De acordo com a postulante, o órgão concordou com o recurso apresentado pela defesa e se manifestou favorável ao prosseguimento de seu nome na disputa.

O julgamento foi encaminhado para o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que irá decidir se manterá ou não o nome da petista no pleito.

“A luta ainda não acabou, falta ainda o julgamento do próprio recurso. Mas quando o próprio autor da ação que buscava impedir minha participação nas eleições reconhece que tenho razão fico mais tranquila para pedir o apoio e o voto dos sergipanos”, destacou.

A candidatura de Eliane foi rejeitada pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-SE). Em agosto, o Ministério Público Eleitoral (MPE) pediu a impugnação devido a ausência de desincompatibilização de cargo de liderança em entidades estaduais. A justificativa do pedido é que a vice-governadora manteve vínculos com conselhos de órgãos públicos estaduais, dos quais segundo interpretação do procurador responsável pela ação, deveria ter se desincompatibilizado até o dia 2 de abril, de acordo com o calendário eleitoral.

Leia mais:
‘Coligação tomou atitude sem nosso conhecimento’, afirma Mitidieri sobre pedido de impugnação à Eliane Aquino
Partido de Belivaldo Chagas e Mitidieri pede impugnação de candidatura de Eliane Aquino
TRE-SE rejeita candidatura de Eliane Aquino à deputada federal
MP Eleitoral impugna candidatura de Eliane Aquino

 



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso