Eleições


Primeiro turno tem disputa entre Lula e Bolsonaro equilibrada nos estados


Publicado 03 de outubro de 2022 às 11:40     Por Redação AjuNews     Foto Montagem / Ajunews

O candidato à reeleição, Jair Bolsonaro (PL) conseguiu vencer em 12 estados e no Distrito Federal enquanto Luiz Inácio Lula da Silva (PT), em 14. Como previsto, o petista conquistou vitória nos nove Estados do Nordeste, Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe. Além de quatro Estados do Norte, Amapá, Amazonas, Pará e Tocantins, e em um no Sudeste, Minas Gerais.

Bolsonaro venceu em todos os Estados do Centro-Oeste, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás, além do Distrito Federal, e do Sul, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul). O mandatário também venceu em três do Sudeste, sendo dois os maiores colégios eleitorais do país, São Paulo, Rio de Janeiro, e Espírito Santo. No Norte, conseguiu a vitória no Acre, em Roraima e Rondônia.

Os maiores porcentuais de voto de Bolsonaro foram em Roraima, com quase 70% dos votos válidos. Em Rondônia, Santa Catarina e Acre, obteve mais de 60% dos votos. Seus piores índices foram no Piauí (20%), na Bahia (24%), no Ceará (25%) e no Maranhão (26%).

Já Lula teve os melhores resultados no Piauí (74%) e na Bahia (69%). Os piores resultados do petista foram em Roraima (23%), no Acre (29%) e em Santa Catarina (29%). Lula e Bolsonaro definem quem governará pelos próximos quatro anos no segundo turno marcado para o próximo dia 30.

Leia mais
Maioria de ex-ministros de Bolsonaro conseguem vaga no Congresso; veja quais



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso