Eleições
Tobias Barreto: Justiça suspende divulgação de pesquisa por suposta irregularidade em questionário
A Justiça Eleitoral suspendeu a divulgação de uma pesquisa realizada na cidade de Tobias Barreto, no Centro Sul sergipano, por suposta irregularidade no questionário apresentado aos eleitores do município sobre a intenção de voto para o cargo de prefeito. A liminar, divulgada, nesta quarta-feira (09), a juíza alega que o levantamento está em desacordo com o que determina a legislação eleitoral e pede suspensão de divulgação em todos os meios de comunicação.
A magistrada teria observado que no item ‘‘D’ dos pedidos do representante, o autor da pesquisa realizada pelo Instituto Dataplan com sede na capital sergipana, informa que as referidas perguntas elevam claramente o nome do pré-candidato a reeleição, Diógenes Almeida (MDB), que aparece em todas as perguntas, o que poderia levar à indução do eleitor na escolha daquele.
A juíza cita ainda que em caso de descumprimento, o Instituto poderá responder com as penalidades da legislação eleitoral. A ação foi protocolada pelo diretório Municipal do Partido dos Trabalhadores (PT), através do advogado Bruno de Oliveira Andrade e Fernando Valeriano. Os pesquisadores chegaram a entrevistar 500 pessoas entre os dias 04 e 07 de setembro.
Leia os termos de uso