Eleições


Valmir recorre de decisão do TSE para disputar segundo turno


Publicado 19 de outubro de 2022 às 08:47     Por Fernanda Souto     Foto Divulgação/ Arquivo pessoal

O ex-prefeito de Itabaiana, Valmir de Francisquinho (PL), irá recorrer da decisão do ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Ricardo Lewandowski, que negou a liminar para validação dos votos obtidos por ele nas urnas no primeiro turno. A informação foi confirmada pela defesa do político, nesta terça-feira (18).

De acordo com o advogado Evânio Moura, a decisão de recorrer é baseada, dentre os vários argumentos, em um novo fato superveniente que elimina a inelegibilidade: a absolvição no outro processo que condenava Valmir por abuso de poder e utilização da maquina pública para promover a campanha de Talysson em 2018.

O pedido já havia sido feito pela defesa do político, tendo como base a decisão da ação de investigação judicial eleitoral, que afastou a causa de inelegibilidade contra Valmir. A equipe pede ainda um novo julgamento do registro de candidatura e, consequentemente, a validação dos 457.922 votos que foram atribuídos a Valmir no primeiro turno das eleições 2022.

No último sábado (15), o ex-prefeito ajuizou uma Ação Rescisória Eleitoral com pedido de liminar perante o TSE para que os votos recebidos por ele no 1º turno das eleições possam ser validados e, por seguinte, que ele possa disputar o 2º turno. O candidato teve a expectativa frustrada pela decisão de Lewandowski.

Em sua decisão, entre outras coisas, o ministro havia citado que o acórdão que afastou a inelegibilidade do então candidato não existia, por completo, na ocasião do julgamento do registro da candidatura.



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso