Polícia


Após ser confundido com assaltante, jovem negro é preso em Salvador


Publicado 14 de junho de 2020 às 11:00     Por Peu Moraes     Foto Reprodução / Instagram

O jovem Gabriel Silva Santos, 22 anos, foi preso após ser confundido com um suposto assaltante de carro numa agência bancaria, enquanto sacava o auxílio emergencial governo federal de R$ 600, nas proximidades do Centro Administrativo da Bahia (CAB), nesta sexta-feira (12).

De acordo com o portal A Tarde, o jovem saiu por volta das 14h de sexta-feira para pagar uma conta e sacar um dinheiro no CAB, após a prisão familiares e amigos juntamente com advogados da Comissão Especial da Igualdade Racial do Pro Bono, fizeram protesto na frente da delegacia contra a prisão injusta do jovem.

“A situação de Gabriel é muito complicada e identificamos que ele foi preso por um equívoco que não aconteceria se ele fosse branco. A negritude no nosso país está completamente marginalizada. Gabriel não tem como ser acusado como está sendo e nem como permanecer preso em uma cela superlotada”, declarou a advogada Natália Petersen, durante uma live nas redes sociais do jovem.

Em depoimento à Polícia Civil da Bahia, a vítima afirmou que nunca viu Gabriel. Segundo os familiares, o jovem não sabe dirigir e foi confundido pelas características físicas.

“Ele foi preso por estar em uma agência bancária falando ao celular. Não há justificativas para que isso esteja acontecendo a não ser a cor de Gabriel”, declarou a advogada Natália Petersen. Após a repercussão nas redes sociais, o jovem foi solto na manhã deste domingo (14), depois de ficar preso injustamente por 48 horas.



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso