Polícia
Bandidos serão identificados por câmeras de reconhecimento facial em Sergipe
O trabalho da polícia sergipana vai contar com uma ajuda extra: um software de reconhecimento facial. O sistema acusa a presença de pessoas procuradas e cadastradas no banco de dados da Secretaria da Segurança Pública de Sergipe (SSP-SE). A informação foi confirmada ao AjuNews pela assessoria de imprensa da Polícia Civil, nesta terça-feira (3).
Inicialmente, o Estado não terá custos para implantação do sistema. Os equipamentos serão instalados em pontos estratégicos da cidade de Aracaju e do interior do estado. Além disso, a polícia também deve firmar convênio com as prefeituras para que o serviço seja aprimorado.
A previsão é que o mecanismo seja inaugurado em um grande evento nos próximos meses. As câmeras vão transmitir imagens em tempo real para o Centro Integrado de Operações em Segurança Pública (Ciosp), permitindo acompanhamento do trabalho realizado pelas polícias Civil e Militar e a tomada de decisões em casos de crise.
Sistema semelhante foi instalado no estado vizinho de Sergipe, na Bahia. Desde a implantação da tecnologia chinesa, em dezembro de 2018, 179 mandados de prisão foram cumpridos. A ferramenta foi implantada em locais estratégicos de Salvador e é utilizada em grandes eventos na capital e em Feira de Santana. Atualmente, o recurso é exemplo para o Rio de Janeiro e Minas Gerais.
Leia os termos de uso