Polícia


Campanha de Coleta de DNA para localização de pessoas desaparecidas começa nesta segunda (14)


Publicado 11 de junho de 2021 às 17:35     Por Redação AjuNews     Foto Camila Boehm / Agência Brasil

A Campanha Nacional de Coleta de DNA para ajudar na localização de pessoas consideradas desaparecidas começa nesta segunda-feira (14). A campanha segue, inicialmente, até a segunda-feira (18). Em Sergipe, a coleta de material genético será feita por meio do Laboratório de Genética Forense do Instituto de Análises e Pesquisas Forenses (IAPF).

Entre os anos de 2019 e 2021, o estado registrou 946 boletins de ocorrência relacionados ao desaparecimento de pessoas. Dados nacionais, levantados pelo Ministério da Justiça e da Segurança Pública (MJSP), mostram que cerca de 80 mil pessoas encontram-se desaparecidas no Brasil.

De acordo com a Secretaria de Segurança Pública (SSP-SE), na campanha, o objetivo é a coleta de amostras biológicas de familiares de pessoas desaparecidas para exame de DNA e inclusão nos Bancos de Perfis Genéticos de todo o país, bem como o encaminhamento de objetos de uso único e pessoal do desaparecido, que podem aumentar a chance de localização.

Ainda segundo o órgão, as amostras também serão confrontadas com restos mortais não identificados, como ossadas que se encontram no Instituto Médico Legal (IML) ou com pessoas de identidade desconhecida ou, ainda, com amostras de referência de pessoas desaparecidas que já foram inseridas nos Bancos de Perfis Genéticos. Todas as amostras colhidas em Sergipe serão processadas no Instituto Nacional de Criminalística (INC), em Brasília.



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso