Polícia


Dallagnol critica processo contra ele no Ministério Público: “É um afastamento com base em nada”


Publicado 17 de agosto de 2020 às 15:00     Por Fernanda Souto     Foto Fábio Rodrigues/ Agência Brasil

O coordenador da força-tarefa da Operação Lava Jato em Curitiba, procurador Deltan Dallagnol, criticou o processo pelo qual ele pode ser afastado do grupo de trabalho, em entrevista ao portal Uol, nesta segunda-feira (17). Duas ações contra ele serão analisadas pelo Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), nesta terça-feira (18).

As ações foram feitas pelos senadores Renan Calheiros (MDB-AL) e Kátia Abreu (PP-TO), e Deltan pode deixar a Lava Jato. Renan afirma que o procurador atuou politicamente contra sua eleição para a presidência do Senado, em 2019, e Kátia questiona o acordo feito entre a Lava Jato do Paraná e a Petrobras para reverter R$ 2,5 bilhões recuperados pela operação a um fundo administrado por uma fundação privada.

“O que está sendo julgado não são irregularidades da Lava Jato”, disse Dallagnol. “O que existe são dois processos disciplinares por opiniões manifestadas publicamente no processo democrático, como nosso ouvinte (do UOL Entrevista) tem a sua liberdade de manifestação. Agora quando se discute o meu afastamento com base nisso, é um afastamento com base em nada”, disse o procurador.

Segundo Dallagnol, a acusação feita por Calheiros não é verdadeira. “Eu não sugeri que ele não devia assumir a presidência (do Senado). Eu fiz uma análise da pauta anticorrupção e uma análise do cenário anticorrupção…O que eu fiz? Eu defendi o voto aberto para a presidência do Senado, essa é uma questão da pauta de transparência, da pauta de corrupção”, justificou-se.

“O que eu falei foi que o que aconteceria com a pauta anticorrupção se o Renan Calheiros fosse eleito presidente, dificilmente ela avançaria porque ele estava sendo investigado pela Lava Jato e pela PGR (Procuradoria-Geral da República) por corrupção e lavagem de dinheiro. Essa foi uma análise da pauta e do que aconteceria com ela. Eu não analisei quem era Renan Calheiros”, acrescentou.



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso