Polícia
Homem que utilizava foto de criança para pedir dinheiro é preso pelo Depatri
Um homem investigado por utilizar a foto de uma criança para pedir dinheiro, alegando que seria para a realização de um procedimento cirúrgico, foi preso durante uma ação conjunta da Polícia Civil no Maranhão, nesta quinta-feira (13).
De acordo com a investigação do Departamento de Crimes Contra o Patrimônio (Depatri), o golpe era praticado em diversos estados. A investigação teve início em 2020.
A delegada Suirá Paim afirmou que durante o período do inquérito, a polícia constatou que o homem utilizava uma criança para veicular campanhas em todo o país, com o objetivo de solicitar fundos para um suposto tratamento de saúde do menino.
“Constatamos também que ele informava que o tratamento ocorreria em diversos estados, mas os médicos negaram”, afirmou Paim.
Conforme a delegada Lauana Guedes, a investigação verificou que o suspeito praticava o crime desde 2010, e utilizava contas bancárias de terceiros para o recebimento dos valores. Além disso, foi confirmado que a criança não foi submetida a tratamento médico e que não existia cirurgia agendada em hospital indicado por ele.
Ainda segundo Suirá Paim, em Sergipe, o investigado chegou a pedir o espaço em uma instituição filantrópica para a divulgação da campanha. No entanto, o homem fugiu após ser questionado sobre as informações do menino.
O homem já respondeu a um processo criminal por estelionato usando o mesmo crime, às vezes afirmando que precisava de doações para comprar um leite especial. Até o momento, o grau de parentesco com a criança não foi identificado.
Leia os termos de uso