Polícia


PF deflagra operação contra tráfico internacional de armas em Sergipe e outros estados


Publicado 05 de março de 2020 às 06:56     Por Redação AjuNews     Foto Divulgação / PF

A Polícia Federal (PF) deflagrou, na manhã desta quinta-feira (05), a Operação Gun Express na cidade de Lagarto, Centro-sul de Sergipe, e também nos estados do Paraná, Bahia, Rio Grande do Norte, São Paulo, Paraíba, Santa Catarina, Minas Gerais e Mato Grosso do Sul. São cumpridos 62 mandados de busca e apreensão e 10 mandados de prisão preventiva.

De acordo com a polícia, a ação desarticulou um grupo especializado em tráfico internacional de armas de fogo, acessórios e munições. A estimativa é de que o grupo remeteu e transportou, desde o ano de 2016, mais de 300 armas de fogo, investindo cerca de R$ 2 milhões na compra de armamento.

A investigação começou no primeiro semestre de 2018, quando a Polícia Federal identificou que armas de fogo estariam sendo remetidas pelos Correios, escondidas dentro de equipamentos de treino para artes marciais, como aparadores de chute, luvas e caneleiras.

Depois, a PF identificou que um grupo de pessoas do Paraná, Bahia e Rio Grande do Norte atuava em associação na importação, guarda, remessa e transporte de armas de fogo, acessórios e munições, que teriam como destino diversos outros estados do país, com destaque para Bahia e Rio Grande do Norte.

Foram realizadas também apreensões de armamentos e acessórios escondidos em tanques de combustíveis de veículos, usados durante o transporte para alguns dos Estados do nordeste.

A polícia também identificou que parte do pagamento das armas era feito por intermédio de empresas de fachada controladas por suspeitos da Bahia e do Rio Grande do Norte para dar aparência lícita aos repasses financeiros feitos pelo sistema de transferências bancárias.

Nesta operação, estão sendo executados 27 bloqueios judiciais de contas bancárias e aplicações financeiras, bem como sequestro e arresto de bens de 26 pessoas físicas e 1 pessoa jurídica, além da constrição judicial de 10 veículos em nome de terceiros.

Foram decretadas ainda seis medidas cautelares diversas da prisão para outras pessoas envolvidas na investigação. A Polícia Federal indiciará 28 pessoas pela prática do crime de tráfico internacional de armas de fogo, lavagem de dinheiro, associação criminosa e falsidade ideológica.



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso