Polícia


PF recupera artefatos retirados de local onde Lampião e outros cangaceiros teriam morrido em Poço Redondo


Publicado 18 de janeiro de 2021 às 19:00     Por Roberta Cesar     Foto Divulgação / Polícia Federal

A Polícia Federal em Sergipe recuperou munições e cápsulas deflagradas, algumas aparentemente fabricadas nos anos de 1912 e 1913, além de botões e biliros, artefatos oriundos da Grota do Angico, localizada em Poço Redondo, Região do Alto Sertão sergipano. A região é conhecida por ter sido o local onde o cangaceiro Virgulino Ferreira, o Lampião, teria sido morto.

De acordo com a polícia, a recuperação dos bens ocorreu durante a instrução de inquérito destinado a apurar a subtração de artefatos em sítios arqueológicos e demais locais de interesse histórico, como a Grota do Angico, local do último confronto entre o bando de Lampião e as volantes, em 28 de julho de 1938, ocasião em que Lampião, Maria Bonita e outros nove cangaceiros teriam sido mortos.

A Polícia Federal fez um alerta para que a realização de escavações e a retirada de quaisquer objetos de locais de interesse histórico configura em crime previsto no artigo 63 da Lei n. 9.605/98, estando os autores sujeitos a penalidades.

O material foi encaminhado ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), para catalogação e correta preservação.



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso