Polícia


Polícia apura mais de 70 casos de violência contra o idoso em Sergipe


Publicado 03 de junho de 2020 às 11:00     Por Roberta Cesar     Foto Divulgação / EBC

Foram contabilizados 77 inquéritos policiais por violência contra idoso no primeiro semestre do ano em Sergipe. Em 2019, foram registrados 134 casos investigados pela Delegacia Especial de Crimes contra Idosos e Deficientes (Deaip).

Segundo a Secretaria da Segurança Pública de Sergipe (SSP-SE), a exposição da integridade da saúde física ou mental ao perigo; apropriação de bens ou do rendimento; discriminação, desdenho, humilhação e menosprezo e a não prestação de assistência ao idoso, estão entre as ações mais frequentes.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), um em cada seis idosos é vítima de algum tipo de violência, ou seja, quase 16% das pessoas com mais de 60 anos sofreram algum tipo de abuso.

Apesar da pandemia do coronavírus, não foi observado um aumento no número de denúncias destes crimes, mas a delegada Roberta Fortes da Deaip explicou que as vítimas podem não estar denunciando os casos. “Não observamos um aumento no número de notificações, mas na realidade isso não significa que o número de violência contra os idosos não aumentou. O que acreditamos que está acontecendo é uma subnotificação no número de crimes”, frisou.

“O que os idosos e as pessoas com deficiência podem fazer é procurar a delegacia ou a Delegacia Virtual, onde pode denunciar a maioria dos crimes. Ou o número 181 da Polícia Civil, mesmo de forma anônima, denunciar os crimes, porque assim a polícia irá apurar e investigar todos os crimes que chegarem ao conhecimento”, concluiu a delegada.



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso