Polícia
Secretários querem retorno do Ministério da Segurança Pública
O retorno do Ministério da Segurança Pública foi uma das principais pautas debatidas na 76ª reunião do Colégio Nacional de Secretários de Segurança Pública (CONSESP), nesta quarta-feira (22). O encontro foi presidido pelo secretário de Segurança Pública da Bahia, Maurício Teles Barbosa, e o anfitrião foi o secretário de Segurança Pública do Distrito Federal, Anderson Torres.
Na ocasião, Maurício ressaltou a necessidade de obter mais recursos para o Fundo Nacional de Segurança Pública. “Temos convicção que a maior parte dos investimentos e custeio da Segurança Pública Nacional é feita pelos próprios estados. Desta forma, estamos pleiteando novas fontes de recursos e a recriação do Ministério da Segurança Pública, para que haja ações específicas e mais dedicadas à área”, explicou.
O secretário da Segurança Pública de Sergipe João Eloy foi representado pelo coronel José Andrade, secretário executivo da SSP do estado. O estado fechou o ano passado com R$ 31.402.524,08 em caixa, dinheiro que será investido em equipamentos e treinamentos para os profissionais das instituições que formam a instituição.
“Sergipe já começou a executar os investimentos para a compra de diversos equipamentos de proteção individual, como coletes balísticos e outros equipamentos importantes, como viaturas e armas de fogo. Nós fizemos o dever de casa, pois há vários estados que ainda não começaram a executar esses investimentos”, ressaltou.
Ainda durante o encontro, dentre outras pautas, foram discutidas demandas do Sistema Único de Segurança Pública (SUSP), distribuição dos recursos entre os Estados e controle das fronteiras.
Leia os termos de uso