Polícia
Sergipe registra terceiro maior aumento de medidas protetivas para mulheres do país
O estado de Sergipe registrou o terceiro maior aumento de pedidos de medidas protetivas de urgência para mulheres vítimas de violência doméstica do país, entre 2020 e 2021. Segundo os dados do Anuário Brasileiro de Segurança Pública, houve um crescimento de 58,3% dos registros.
Ao todo, foram mais de 4,2 mil pedidos. Sergipe ficou atrás apenas de Goiás (190,2%) e Alagoas (95,3%). Em 2020, início da pandemia de covid-19, foram contabilizadas 1.634 medidas protetivas de urgência para as vítimas de crimes no âmbito da Lei Maria da Penha. No ano seguinte, o número subiu para 2.610.
De acordo com a delegada Renata Aboim, as medidas protetivas de urgência são uma ferramenta essencial na prevenção a crimes mais graves, como o feminicídio. Após o pedido, as vítimas contam com o apoio da Ronda Maria da Penha, da Polícia Militar.
As vítimas de violência doméstica podem procurar o Departamento de Atendimento a Grupos Vulneráveis (DAGV). A unidade funciona em regime de plantão, atendendo às vítimas durante o dia e a noite. O DAGV, em Aracaju, fica localizado na rua Itabaiana, 258, no bairro São José.
Os casos de flagrante podem ser denunciados pelo 190, da Polícia Militar. As denúncias de crimes recorrentes contra a mulher podem ser feitas pelo Disque-Denúncia (181).
Leia mais:
Homem é preso e mais de 50 pedras de crack são apreendidas em Lagarto
Leia os termos de uso