Polícia


Sete homens são presos em flagrante por pesca proibida em Santo Amaro das Brotas


Publicado 03 de fevereiro de 2021 às 17:39     Por Roberta Cesar     Foto Divulgação / PM-SE

Sete homens foram presos por pescar caranguejos no período de defeso, conforme portaria nº 325 da Secretária de Aquicultura e Pesca do Ministério da Aquicultura, Pecuária e Abastecimento (SAP/MAPA). A ação aconteceu no município de Santo Amaro das Brotas, no Leste sergipano, e mais de 400 animais foram devolvidos à natureza, nesta segunda-feira (1).

De acordo com a Polícia Militar (PM-SE), por volta das 13h, a equipe do Pelotão de Polícia Ambiental (PPAmb) foi acionada para averiguar uma denúncia de pesca ilegal de caranguejo em uma área localizada entre a ponte que liga o Povoado Jatobá, na Barra dos Coqueiros, ao município de Santo Amaro das Brotas.

Segundo a polícia, ao chegar ao local várias pessoas fugiram, no entanto, sete homens foram presos. Com eles foram apreendidos mais de 400 crustáceos da espécie caranguejo-uçá,

A autoridade policial informou que os suspeitos admitiram ter conhecimento que, neste período, a coleta desses crustáceos é proibida, já que os animais estão em um período conhecido popularmente como “andada”, fase em que os animais saem para se reproduzir, fato que propicia a captura.

A portaria nº 325, expedida em 20 de dezembro de 2020 pela SAP/MAPA, “proíbe a captura, o transporte, o beneficiamento, a industrialização, a comercialização de qualquer indivíduo da espécie Ucides cordatus, conhecido popularmente como caranguejo-uçá, nos Estados do Amapá, Pará, Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe e Bahia, durante o período de andada de 2021 a 2024″.

Diante do descumprimento da portaria e por infringir o artigo 34 da Lei 9.605/98 (Lei de Crimes Ambientais), os suspeitos foram conduzidos à Delegacia de Maruim.



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso