Política
Alessandro Vieira pede desarquivamento de reclamação contra ministro que concedeu prisão domiciliar a Queiroz
Senador pelo Cidadania de Sergipe, Alessandro Vieira interpôs, na terça-feira (21), recurso contra o arquivamento sumário pelo corregedor nacional de Justiça, ministro Humberto Martins, de reclamação disciplinar que ofereceu contra o presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ministro João Otávio de Noronha. A informação é do colunista Frederico Vasconcelos, da Folha de São Paulo.
Segundo a publicação, no plantão judicial, Noronha concedeu prisão domiciliar a Fabrício Queiroz, ex-assessor do senador Flávio Bolsonaro (Republicanos), e a Márcia Aguiar, mulher de Queiroz, então foragida da Justiça.
Na representação, o parlamentar questionou o fato de Noronha ter dado decisões em sentido diverso em situações idênticas ou assemelhadas, quando se alega vulnerabilidade à contaminação pelo novo coronavírus (covid-19). Martins negou o pedido do parlamentar, sob o argumento de que não cabe a intervenção da corregedoria para avaliar o acerto ou desacerto de decisão judicial.
O senador pediu que o corregedor reconsidere a decisão de arquivamento e proponha ao plenário a instauração de processo administrativo disciplinar –ou determine a instauração de sindicância para apuração dos fatos narrados na representação. Caso Martins não reconsidere a decisão, o parlamentar requer que o recurso seja submetido ao plenário do CNJ na primeira sessão.
Leia mais
Após conceder prisão domiciliar a mulher de Queiroz, dados revelam que STJ negou mais de 95% dos casos
Esposa de Queiroz está em casa para cumprir prisão domiciliar ao lado do marido
Advogados pedem ao STJ que prisão domiciliar de Queiroz se estenda a demais presos do grupo de risco para covid-19
Alessandro Vieira critica prisão domiciliar de Queiroz: “Os bandidos agradecem”
STJ concede prisão domiciliar a Fabrício Queiroz e à mulher dele, que está foragida
Leia os termos de uso