Política
Câmara de Aracaju esclarece registro de presença de vereadores durante pandemia
Após afirmar ao AjuNews que a presença de vereadores nas sessões durante a pandemia de covid-19 não estava sendo disponibilizadas no Portal da Transparência da Câmara de Aracaju, a assessoria da Casa Legislativa procurou a reportagem e ressaltou que apesar disso, a computação de presença dos parlamentares municipais está sendo feita.
A assessoria explicou que alguns problemas técnicos oriundos da reforma na sede da Casa Legislativa, desde o mês de março, o painel com registros não tem ficado disponível para visualização, mas que o setor de Tecnologia da Informação (TI) tem computado tudo que acontece nas sessões.
“Os colegas de TI tê registrado todas as presenças dos vereadores durante as sessões extraordinárias, ordinárias e audiências públicas como houve na discussão da lei de diretrizes orçamentárias há cerca de duas semanas”, acrescentou.
Na reportagem publicada em 17 de junho, representantes da bancada governista e oposicionista defenderam seus blocos a respeito da falta de transparência na informação de registro de presença dos vereadores. Para o líder do governo da Câmara de Aracaju, Vinicius Porto (PDT), sempre tem a totalidade dos vereadores nas sessões. “Estamos com quórum alto, ou seja, sempre com a totalidade de vereadores”, disse.
Já o vereador de oposição Cabo Amintas (PSL), após ser questionado pela reportagem, cobrou mais informações durante a sessão remota ocorrida no último dia 15. Amintas pediu para usar a fala e questionou o Presidente da CMA sobre a disponibilidade da lista de frequência dos vereadores.
“Fui indagado pelo jornalista do ‘AjuNews’ sobre a frequência dos vereadores. Ele foi informado que não havia esse controle por problemas técnicos. Gostaria que o senhor presidente esclarecesse isso”, solicitou. O presidente da Casa informou que enviará a lista de frequência para o vereador.
Com a informação de que o setor de TI estaria registrando as presenças dos vereadores, a reportagem entrou em contato com o setor e recebeu a orientação que é preciso redigir um ofício de solicitação dirigido ao presidente da Casa Legislativa, com identificação e finalidade das informação. Ainda segundo, o setor após a autorização do presidente toda documentação é entregue impressa.
Editada às 15h02
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