Política


‘Enquanto André Moura tiver direito de ser candidato, e se ele quiser, a vaga de senador é dele’, afirma Belivaldo


Publicado 07 de outubro de 2021 às 11:26     Por Fernanda Sales     Foto Mário Sousa / Governo de Sergipe

O governador de Sergipe, Belivaldo Chagas (PSD), afirmou, nesta quinta-feira (7), que enquanto o ex-deputado federal André Moura tiver direito de ser candidato ao senado, a vaga será dele. “Enquanto André tiver o direito de ser candidato, pois repito, não tem acórdão publicado, não está ainda legalmente impedido. Então se ele disser ao agrupamento que quer ser candidato ao senado e o agrupamento concordar, eu ainda acho que a vaga é dele, que ele chegou na fila primeiro”, disse o chefe do Executivo Estadual, durante entrevista na Fan FM.

Ainda durante a entrevista, Belivaldo garantiu que André continua em seu agrupamento e que não fará pré-julgamento a ele, devido as ações penais envolvendo o ex-parlamentar, que foi condenado após decisão do Supremo Tribunal Federal (STF). “Não é porque alguém passa por um problema que vamos abandonar. Eu não faço isso com ninguém. Quem tem que julgar é a justiça, eu não vou fazer pré-julgamento de ninguém. Então se ele decidir, é assim que tem que ser. Não é agora porque o cidadão está passando por isso que eu vou achar que ele não presta. Eu não vou escolher governador e senador sozinho não, a gente vai apresentar junto um nome à população e quem escolhe é o povo”, acrescentou.

Segundo Belivaldo, as reuniões que estavam marcadas para outubro com o agrupamento serão adiadas, e agora não terá previsão de data. Ele afirmou durante a entrevista que pode se reunir em novembro, dezembro, ou até mesmo somente em 2022. “O que decidi, nós iríamos nos reunir dia 9 e 16 de outubro, mas agora não me reunirei nem tratarei de política neste mês de outubro”, disse ele, acrescentando que não irá participar nem convocar nenhuma reunião agora.

Jackson para senado
Sobre a visita do ex-governador Jackson Barreto para anunciar interesse em se candidatar ao senado, o governador frisou que conversou ele, afirmando que “é um direito que o assiste”. “Esse é um direito dele e é legítimo. Agora, não concordei nem discordei de nada”.

Sobre Rogério Carvalho
Com relação às recentes declarações do senador Rogério Carvalho (PT), de que “Sergipe parou no tempo”, durante ato realizado em Nossa Senhora do Socorro no fim de setembro, o governador informou que não entrará em conflito com ele. “Eu não irei para o ringue com Rogério Carvalho, não adianta ele me provocar, eu não sou candidato a nada. Quem quer ser candidato, que seja candidato. Para mim, o que eu tenho dito é: vou manter o que sempre disse, não tirei ninguém do agrupamento e nem pedir para sair”.

Polícia Unida
Já em relação ao Movimento Polícia Unida, Belivaldo disse que os profissionais da segurança pública já recebem o adicional de periculosidade de forma embutida no subsídio e deixou claro que não atenderá ao pedido reivindicado pela categoria.

Leia mais:
Em coletiva, defesa de André Moura detalha ‘perplexidades jurídicas’ da decisão do STF; confira
‘Estou me defendendo de algo que não fui responsável’, afirma André Moura sobre decisão do STF
Jackson Barreto confirma pré-candidatura ao Senado nesta quarta (6)



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso