Política


Luciano Bispo visita superintendente da Codevasf Marcos Alves e o convida para falar do Canal de Xingó na Alese


Publicado 14 de julho de 2021 às 11:43     Por Fernanda Sales     Foto Fernando Pires / Assessoria Codevasf Sergipe

O presidente da Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese), deputado estadual Luciano Bispo (MDB), fez uma visita na tarde desta terça-feira (13), ao superintendente regional da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) em Sergipe, Marcos Alves Filho. Durante o encontro, o parlamentar conheceu algumas ações desenvolvidas pela companhia no Estado e convidou Marcos Alves para fazer uma exposição na Alese sobre a importância do Canal de Xingó, em agosto, após o recesso parlamentar.

Segundo o presidente da Casa Legislativa, a visita teve o objetivo de se aprofundar sobre o trabalho da Codevasf. Com relação as informações que recebeu sobre o Canal de Xingó, Luciano destacou que está satisfeito e que apoia a causa. “Essa é uma bandeira que tem o apoio do deputado Luciano Bispo e o nosso mandato lutará pela sua consolidação. Fico feliz que os recursos para a primeira etapa já estão assegurados”.

“A execução dessa obra será outro presente para o povo sergipano. Temos que agradecer o empenho da nossa bancada federal, em especial, ao empenho da senadora Maria do Carmo (DEM). E temos que agradecer ao próprio governo federal que comprou essa briga para executar uma obra que vai beneficiar o povo sergipano”, acrescentou o presidente, que durante a visita estava acompanhado do diretor de Comunicação da Alese, Irineu Fontes.

De acordo com o superintendente Marcos Alves Filho a visita do presidente Luciano Bispo representa um gesto de “estreitamento de laços” entre a Alese e a Codevasf. “As nossas missões se assemelham pela defesa dos interesses do povo sergipano e a nossa instituição segue à disposição do parlamento, como também do governo do Estado dentro daquilo que estiver ao nosso alcance”, informou.

Participação da Codesvasf
O deputado também quer a participação da Codevasf na promoção das ações que virão a partir do Plano de Desenvolvimento, construído em parceria com a Fundação Dom Cabral e que foi apresentado pela Alese ao Governo de Sergipe na semana passada.

Sobre o Canal de Xingó
Para a construção do Canal do Xingó são necessárias as fases de elaboração do projeto executivo dos primeiros 50 km da obra, correspondentes ao Lote I da Fase I. A Fase I é dividida em duas partes e tem extensão total de 114 km, com captação no Reservatório de Paulo Afonso IV e extensão até o local do antigo Reservatório R-5, em Poço Redondo.

Ao todo, o projeto terá extensão de aproximadamente 300 km e será dividido em quatro fases. A primeira fase possibilitará a oferta de água aos municípios baianos de Paulo Afonso e Santa Brígida, e Canindé do São Francisco e Poço Redondo, no estado de Sergipe. A expectativa é que obras sejam iniciadas em 2022. A obra total do Canal está avaliada em mais de R$1,3 bilhão, e só a primeira etapa custará R$200 milhões.

Leia mais:
“Concretização do sonho de seu maior defensor: o ex-governador João Alves”, diz superintendente da Codevasf em Sergipe, Marcos Alves, sobre Canal do Xingó
“É a redenção do sertão sergipano”, diz Fábio Mitidieri sobre ordem de serviço para construção do Canal Xingó
‘Primeira etapa do Canal do Xingó já trará água até Poço Redondo’, diz diretor-presidente da Codevasf, Marcelo Moreira



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso