Política


Prefeito de Aracaju sanciona Lei de Diretrizes Orçamentárias para 2022 com previsão de mais de R$ 2,5 bi


Publicado 22 de julho de 2021 às 08:10     Por Fernanda Sales     Foto Ana Lícia Menezes / Prefeitura de Aracaju

O prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, sancionou a lei nº 5.390/2021, que dispõe sobre a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), nesta quarta-feira (21). A Lei foi aprovada pela Câmara Municipal de Aracaju no dia 15 de julho e estabelece as prioridades, diretrizes e metas da gestão municipal para o próximo ano, servindo como base para elaboração da Lei Orçamentária Anual (LOA).  Para o exercício financeiro de 2022, a previsão orçamentária é de R$ 2.571.753.000 bilhões.

“A LDO representa uma peça de fundamental importância dentro do sistema orçamentário brasileiro, tendo esse instrumento obtido maior força e representatividade com o advento da Lei de Responsabilidade Fiscal, exigindo dos gestores públicos atuação estratégica diante dos obstáculos cada vez mais presentes, em especial a contínua escassez de recursos para os investimentos necessários à população, situação acentuada com a crise sanitária gerada pela pandemia do novo coronavírus”, afirmou o prefeito.

Segundo o gestor municipal, a definição das metas fiscais para 2022 levou em consideração a atual conjuntura econômica do país “ainda marcada pelas incertezas trazidas pela pandemia para 2022″, apesar das projeções otimistas de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) de 3,14% em 2021 e 2,34% em 2022”, informou ele, que agradeceu, ainda, aos vereadores pela aprovação da LDO.

Definições
A Lei de Diretrizes Orçamentárias é o instrumento que planeja o orçamento do município, com as receitas e despesas. É através dela que são estabelecidas as diretrizes a serem seguidas na elaboração da Lei Orçamentária Anual para o próximo ano. Pela LDO, em Aracaju, a lei orçamentária deverá se guiar pelos seguintes eixos orientadores: proteger a vida e promover o desenvolvimento humano e social, promover o desenvolvimento econômico e urbano sustentáveis e garantir uma gestão inovadora e de excelência.

Estão entre prioridades definidas pela Prefeitura: garantir e qualificar o acesso da população aos serviços de Saúde; contribuir para aumentar a expectativa da qualidade de vida dos aracajuanos; ampliar o acesso à educação infantil e melhorar a aprendizagem na rede de ensino; ampliar a proteção à primeira infância; reduzir o número de famílias que vivem em situação de extrema pobreza; ampliar a proteção aos direitos humanos de mulheres, jovens e de populações vulneráveis; contribuir com a segurança da cidade e ampliar a proteção dos espaços administrados pelo município; reduzir o déficit habitacional; fomentar o desenvolvimento econômico, o trabalho e a renda; e manter o equilíbrio fiscal do Município.

Leia mais:
Vereadores de Aracaju rejeitam emendas ao projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias para 2022
Após CMA rejeitar emendas ao PL para Diretrizes Orçamentárias 2021; vereadora lamenta
Oposição na Câmara de Aracaju se posiciona contra projeto da LDO para 2022



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso