Política


“Primeira licitação do Canal do Xingó pode acontecer em seis meses e obras em 2022”, diz ministro do Desenvolvimento Regional


Publicado 23 de abril de 2021 às 11:35     Por Dhenef Andrade e Peu Moraes     Foto AjuNews

O ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, destacou os benefícios da construção do projeto do Canal do Xingó, no Sertão de Sergipe, que teve sua Ordem de Serviço assinada, nesta sexta-feira (23), na sede da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), no bairro Jardins, Zona Sul de Aracaju. Marinho também afirmou que primeiro processo de licitação se inicie em seis meses e obras em 2022.

“Isso é uma luta do povo sergipano. Com certeza é uma aspiração coletiva do estado de Sergipe. Nós sabemos que essa obra conclusa vai permitir que haja segurança hídrica no estado pelos próximos 50,60 anos. Então ela é uma obra relevante, importante”, disse o ministro.

Marinho também destacou o apoio da bancada sergipana na Câmara na “locação de recursos necessários para que a obra saía do papel”. Já a senadora Maria do Carmo Alves (DEM) garantiu o valor da emenda que faltava para iniciar a licitação da obra. “Qualquer obra desse porte gira em torno de R$1,3 bilhão na sua totalidade em suas duas etapas”, afirmou Marinho.

Para a construção do Canal do Xingó são necessárias as fases de elaboração do projeto executivo dos primeiros 50 km da obra, correspondentes ao Lote I da Fase I. A Fase I é dividida em duas partes e tem extensão total de 114 km, com captação no Reservatório de Paulo Afonso IV e extensão até o local do antigo Reservatório R-5, em Poço Redondo.

“E essa primeira etapa a gente começa hoje, para que nos possamos iniciar o projeto executivo, que deve ser concluso em até seis meses, essa é a nossa expectativa, e em seguida licitar a primeira etapa da obra. A expectativa é que obras sejam iniciadas em 2022”, disse o ministro.

Empossado em março deste ano, o superintendente regional da Codevasf em Sergipe, Marcos Alves Filho, definiu como uma das prioridades de sua gestão será a implantação do canal de Xingó e o perímetro irrigado.

A conclusão das obras possibilitará a oferta de água aos municípios baianos de Paulo Afonso e Santa Brígida, bem como reforço à rede de abastecimento do estado de Sergipe, com benefício direto e indireto, na Bahia e em Sergipe, a cerca de três milhões de pessoas.

A cerimônia de assinatura contou com personalidades políticas como os deputados federais Fábio Mitidieri (PSD), Laércio Oliveira (PP) e Fábio Henrique (PDT), além do diretor-presidente da Codevasf, Marcelo Moreira.

Leia mais
‘Um sonho dos sergipanos e do ex-governador João Alves Filho’, diz Ana Alves sobre assinatura da ordem de serviço para construção do Canal Xingó
Ordem de serviço para projeto do Canal de Xingó será emitida pelo governo federal nesta sexta (23)
Marcos Alves Filho destaca implantação do canal Xingó como uma das prioridades de sua gestão na Codevasf



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso