Saúde


Sheyla Galba volta a reclamar falta de medicamentos de quimioterapia no Hospital João Alves: “falta de planejamento”


Publicado 27 de abril de 2021 às 10:28     Por Fernanda Sales     Foto Divulgação / Assessoria parlamentar

A vereadora de Aracaju, Sheyla Galba (Cidadania), voltou a reclamar da falta de medicamentos para tratamento de quimioterapia no Hospital de Urgência de Sergipe João Alves Filho, em Aracaju. De acordo com a parlamentar, há falta de planejamento da diretoria do setor de Oncologia do hospital.

“É uma novela mexicana isso. Estamos desde fevereiro, gritando, lutando pelos medicamentos Bleomicina e Dacarbazina, que são para tratamento de pessoas que têm linfoma e carcinoma. E ainda os medicamentos Purinethol e Tretinoína, para pacientes com leucemia aguda, em crianças e adultos. E tem o Ciclofosfamida, para pacientes com mieloma”, explicou Sheyla, durante entrevista na Fan FM, nesta terça-feira (27).

Segundo a parlamentar, a resposta da Secretaria Estadual de Saúde (SES) é que a questão da covid-19 atrapalhou, que não existe matéria-prima para esses medicamentos e que falta transporte para enviar esses medicamentos para o estado. “Mas temos um paciente com linfoma chamado Neto Fonseca, de Itabaiana, que precisa tomar Bleomicina e Dacarbazina. A partir dele foi que a gente descobriu que havia a falta. Ele conseguiu comprar o Bleomicina e em dois dias o medicamento chegou aqui, mas agora já está acabando. E além dele, outras pessoas continuam aguardando esse medicamento. Não sabemos a quem mais procurar”.

A secretaria afirmou em fevereiro que estava fazendo uma “força-tarefa” para comprar esses medicamentos. “O problema é que sabemos que Sergipe tem dificuldade de pagamento. Digo isso porque desde dezembro estamos com problemas no tratamento de Braquiterapia, que é para pacientes com problema no útero. Mais de 20 pessoas estão sem esse tratamento, mulheres que tem vergonha do estado delas e não divulgam na imprensa”, acrescentou a vereadora.

Em nova nota, a Secretaria de Estado de Saúde informou que continua em falta a matéria-prima dos medicamentos. “Com a instalação da nova fonte, dia 22 de abril, retornaremos o tratamento dos pacientes a partir desta quarta (28)”.

“Temos uma clínica de radioterapia em Sergipe e em Arapiraca em Alagoas, seriam possibilidades para essas pessoas não passarem tanto tempo sem tratamento. Faltou prioridade, planejamento. Não estou culpando a Secretaria de Saúde e a direção geral do Hospital e sim a direção, a gerência da Oncologia. Essa luta não é de agora, é desde 2015. O medicamento existe, a compra poderia ser feita, e porque neles não podem fazer?”, criticou a parlamentar.

Leia mais:
Sheyla Galba denuncia falta de medicamentos para tratamento de câncer no Hospital João Alves
Vereadora Sheyla Galba cobra moradia digna para 120 famílias que vivem em barracos no Marivan



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso