Turismo


Mapeamento de áreas de risco nos cânions do Rio São Francisco segue até dia 22


Publicado 18 de fevereiro de 2022 às 13:15     Por Fernanda Sales     Foto Divulgação / Secretaria de Segurança Pública

O mapeamento nas áreas de risco nos cânions do Rio São Francisco teve início no dia 14 de fevereiro e prossegue até o próxima terça-feira (22). O Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Sergipe (CBM-SE) está participando do mapeamento. O trabalho está sendo desenvolvido pelo Serviço Geológico do Brasil (SGB-CPRM), com o apoio de vários órgãos, e foi solicitado pelo Departamento Estadual de Proteção e Defesa Civil (Depec/SE).

Segundo o Corpo de Bombeiros, o diretor do Depec, tenente-coronel BM Luciano Queiroz, informou que o órgão tem papel imprescindível durante esse trabalho de setorização das áreas de risco. “São os profissionais que atuam diretamente durante as atividades preventivas. Além disso, caso ocorram os desastres, trabalham prontamente nas ações de respostas às vítimas”, afirmou.

Ainda de acordo com o tenente-coronel, a solicitação do mapeamento foi feita após o desastre que aconteceu no município de Capitólio, Minas Gerais. “Por conta da semelhança entre os paredões de Capitólio e os dos Cânions de Xingó, realizamos uma reunião com o Ministério do Turismo, a fim de que fossem viabilizados profissionais do Serviço Geológico do Brasil, que eles são especialistas no assunto. Nossa solicitação foi aceita e estão sendo feitas análises técnicas de estabilidade com o objetivo de indicar possíveis zonas de risco e desprendimento de algum paredão”, explicou.

Além do Corpo de Bombeiros, participam da força-tarefa para a realização do trabalho a Marinha, geólogos da Universidade Federal de Sergipe (UFS), da Superintendência Especial de Recursos Hídricos e Meio Ambiente (Serhma) e de técnicos da Defesa Civil de Sergipe e Alagoas e da Defesa Civil Municipal de Canindé do São Francisco, além de técnicos do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

Leia mais:
Após desastre do Capitólio, mapeamento de áreas de risco é feito na região dos Cânions do Xingó
Sergipe vai realizar ação preventiva em cânions do Xingó após tragédia em Minas
Urgente: Deslizamento de pedra atinge lanchas nos Canyons em Minas Gerais; veja vídeo



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso