Cidades


Codevasf insere 100 mil alevinos no São Francisco em peixamento realizado em Propriá


Publicado 31 de janeiro de 2023 às 14:49     Por Redação AjuNews     Foto Fernando Pires / Codevasf

A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) lançou mais 100 mil alevinos de espécies nativas no município de Propriá. Com a ação de repovoamento realizada no domingo (29), chegou a cinco o número de municípios beneficiados com peixamentos em Sergipe neste ano. Já são 330 mil alevinos e juvenis de pescados lançados nas águas do rio São Francisco no mês de janeiro.

O peixamento teve a participação do superintendente regional da Codevasf em Sergipe, Marcos Alves Filho. A ação foi realizada em parceria com a prefeitura de Propriá e fez parte da programação dos festejos de Bom Jesus dos Navegantes no município. Foram inseridos no leito do rio 96 mil alevinos de curimatã, 2 mil piaus, 2 mil pacamãs e 2 mil juvenis de camarão-pitu.

“Mais uma vez, participamos dessa celebração tão tradicional no Baixo São Francisco promovendo uma iniciativa de grande importância para o meio ambiente e para a pesca na região. Esse é um trabalho permanente e que contribui para a preservação da fauna no rio São Francisco”, disse o superintendente regional.

Em 2023, já foram realizados peixamentos em Neópolis, Santana do São Francisco, Ilha das Flores, Gararu e Propriá. Os peixamentos são realizados pelo Centro Integrado de Recursos Pesqueiros e Aquicultura de Betume (CIB), unidade de produção e pesquisa mantida pela Codevasf na zona rural de Neópolis.

Nessas ações de repovoamento, foram inseridos cerca de 7 mil juvenis de camarão-pitu. Atualmente, a espécie é considerada em risco de extinção. A sua produção no CIB ocorre por meio de uma parceria entre a Codevasf e a Universidade Federal de Alagoas. Desde o início do projeto de produção do camarão-pitu, em 2018, já foram lançados cerca de 40 mil juvenis da espécie no rio São Francisco.



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso