Cidades
Sergipe está entre os estados onde será possível observar o eclipse solar anelar
O eclipse solar anelar, fenômeno astronômico raro, acontece neste sábado (14). Em Sergipe, o eclipse poderá começar a ser observado às 15h30. Ele atingirá seu ponto alto às 16h48.
O fenômeno raro acontece quando a Lua fica entre o Sol e a Terra, mas sem encobri-lo totalmente. O resultado é que a silhueta da Lua fica circulada pela extremidade do Sol, criando a imagem de uma espécie de ‘anel de fogo’.
O eclipse deve ter uma duração de duas horas, mas, segundo a Gerência de Meteorologia da Secretaria de Estado do Meio Ambiente, Sustentabilidade e Ações Climáticas (Semac), apesar de Sergipe estar localizado em um ponto geográfico favorável para observar o fenômeno, as nuvens podem comprometer a observação do eclipse solar.
“A previsão para o sábado é de céu parcialmente nublado e essa nebulosidade pode comprometer um pouco a observação em algumas localidades. A temperatura deve variar de 24°C a 30°C”, analisa a meteorologista da Semac, Wanda Tathyana de Castro.
O eclipse solar anelar vai ser visível apenas em parte do território nacional. Estados do Nordeste e, também, do Norte estão em localizações mais privilegiadas para ser possível acompanhar o fenômeno.
A Gerência de Meteorologia da Semac alerta que é importante ter cuidados com a visão e, também, com aparelhos celulares ao tentar observar ou registrar o evento astronômico. A orientação é que as pessoas não olhem diretamente para o Sol, nem mesmo durante o eclipse. Isso porque olhar direto para o sol pode causar danos permanentes aos olhos. Também não se deve observar o Sol com óculos escuros normais, chapas de raio-x, telefones celulares ou câmeras fotográficas.
Para a observação do eclipse, o recomendado é utilizar óculos específicos para esse fim, com uso de filtros adequados. No caso, a melhor opção seria o filtro de soldador nº 14 ou superior. Entretanto, mesmo com o equipamento adequado, a observação do sol não deve ser superior a alguns segundos.
Leia os termos de uso