Eleições


Pedrinhas: Justiça Eleitoral suspende divulgação de pesquisa feita por empresa inapta


Publicado 08 de setembro de 2020 às 07:35     Por Peu Moraes     Foto Divulgação / Prefeitura de Pedrinhas

A Justiça Eleitoral acatou pedido do Partido Social Democrático (PSD) de impugnar a pesquisa eleitoral feita pelo A B SANTOS-ME (IPESE), no município de Pedrinhas, no Sul sergipano, neste domingo (06). Conforme, consta no banco de dados da Receita Federal a empresa está inapta para realizar suas funções desde março do ano passado por falta de informações sobre faturamento.

De acordo com a decisão do juiz eleitoral Eládio Pacheco Magalhães, a impugnação ocorreu ‘tendo em vista a existência de incongruências na pesquisa registrada no dia 01 de setembro de 2020, sob o n° SE -09453/2020, pleiteando-se, assim, a suspensão da divulgação, sob pena de aplicação de multa diária’.

Ainda de acordo com a Justiça, a pesquisa eleitoral questionada foi realizada em desacordo com o disposto no art. 33, da Lei nº 9.504/1997, assim como o estabelecido na Resolução TSE nº 23.600/2019.

Em agosto, a Justiça também suspendeu a divulgação de outra pesquisa realizada pela empresa com sede em Aracaju, na cidade de Nossa Senhora do Socorro, na Grande Aracaju, na decisão liminar, o juiz eleitoral José Adailton Santos Alves, da 34ª Zona Eleitoral, avaliou que o estudo apresenta indícios de irregularidades. A determinação judicial também exigiu a retirada de onde foi divulgada em até 24 horas, sob pena de multa de R$ 100 mil.

Leia mais
Justiça determina suspensão de pesquisa eleitoral feita por empresa inapta em Socorro
Socorro: Empresa responsável por pesquisa em que prefeito lidera intenção de votos está inapta na Receita
Socorro: Prefeitura afirma que cabe ao TRE explicar registro de pesquisa eleitoral feito por empresa inapta



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso