Eleições


Cinco mulheres disputam como prefeitas e 14 são vices na Grande Aracaju


Publicado 28 de setembro de 2020 às 11:03     Por Peu Moraes     Foto Fabio Rodrigues Pozzebom / Agência Brasil

Nas eleições municipais deste ano, ao menos cinco mulheres estão como candidatas à prefeita e outras 14 concorrerão a vice nas oitos cidades da Grande Aracaju. O município com maior número de mulheres em chapas majoritárias é Santo Amaro das Brotas, no total, são cinco postulantes do sexo feminino – são elas: Thalyta Portela (Cidadania), Sandra Andrade (PP), Fátima Costa (Republicanos), Drª Lizia (PSL) e professora Sandra Morais (PT).

Em Laranjeiras são três candidatas, Neide do Sargento Di (Republicanos), Deninha de Edvaldo Xavier (PTB) e Ceiça (PSB). A cidade de Maruim também são três postulantes,  Edileuza de Chile (PV), Marinês de Pedra Branquinha (PMN) e Angélica (PSD). Em Nossa Senhora Socorro, Maria da Taiçoca (PSD) e Eliana da Sopa (PSL), representam o time feminino. No município de Itaporanga d´Ajuda, Celinha (PSL) e Gracinha Garcez (PSD) estão na disputa.

Na Barra dos Coqueiros, Pastora Salete (DEM) é o nome feminino. Já em São Cristóvão, Gedalva Umbaubá (PSC) é a única mulher e em Riachuelo, Carmem do Sindicato (PT) é a postulante mulher.

No país
Houve um recorde de postulantes do sexo feminino e, pela primeira vez na história, uma maioria autodeclarada negra (preta ou parda) dentre os 523 mil pedidos de registro de candidatura, segundo o jornal Folha de São Paulo, neste domingo (27). O percentual de candidatas mulheres é de 34%, o equivalente a 176 mil concorrentes.

Nas últimas três eleições, esse índice não passou de 32%. De acordo com as regras atuais, os partidos devem reservar pelo menos 30% das vagas de candidatos e da verba pública de campanha para as mulheres.

Já entre os autodeclarados pretos e pardos, o índice é de 51% dos candidatos (263 mil) contra 48% dos brancos (248 mil). Entre os negros, 208 mil se declaravam pardos, enquanto 55 mil, pretos.

Leia mais
Eleições 2020: Candidatas mulheres são recorde e negros são maioria pela primeira vez



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso