Eleições
TSE estuda votação por celular para substituir urnas eletrônicas em 2022
O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Luís Roberto Barroso, estudou algumas propostas de sistemas alternativos de votação online, como por aplicativo de celular ou sites, neste domingo (15), para possivelmente substituir as urnas eletrônicas em 2022.
“Nós convocamos empresas de tecnologia a apresentarem soluções tecnológicas para que a votação possa ser feita pelo próprio dispositivo do eleitor, seja seu telefone celular, seja seu tablet ou eventualmente seu computador”, explicou Barroso. “O objetivo, portanto, é esse: baratear o custo da eleição digital brasileira e evitar as complexidades que a cada dois anos nós temos com procedimentos de licitação”, completou.
O projeto Eleições no Futuro, lançado pelo TSE, abriu o edital de chamamento público, em setembro, para que empresas apresentassem propostas de votação online. De acordo com Barroso, as propostas serão analisadas por uma comissão do órgão. Caso alguma seja considerada satisfatória, poderá começar a ser implementada já em 2022, gradualmente.
Segundo o TSE, 31 empresas enviaram sugestões, mas apenas 26 estão fazendo demonstrações neste domingo (15). Barroso e o vice-presidente do TSE, Edson Fachin, conheceram quatro delas, em Valparaíso (GO). As demais apresentações estão sendo feitas em São Paulo e Curitiba.
Cobertura jornalística
O AjuNews realiza a cobertura das eleições municipais, em Sergipe, neste domingo (15). A equipe trará as principais informações da capital e do interior do estado. Ao longo do dia, a reportagem acompanha a votação dos prefeituráveis na capital sergipana, acontecimentos importantes que marcam o pleito, cobertura das votações e resultado da apuração no 1º turno (confira acessando aqui).
Você repórter
Flagrou alguma irregularidade, quer fazer uma denúncia? Envie para nosso WhatsApp 79 98132-6891.
Leia mais:
Por causa de mau funcionamento, TSE substitui 68 urnas eletrônicas em Sergipe
Leia os termos de uso