Política


“As provas são claras, concretas e evidentes”, diz Fábio Henrique sobre a cassação de Padre Inaldo


Publicado 22 de dezembro de 2020 às 11:40     Por Fernanda Sales     Foto Michel Jesus/Câmara dos Deputados

Deputado federal e ex-candidato a prefeito de Nossa Senhora do Socorro, na Grande Aracaju, Fábio Henrique (PDT) avaliou a decisão do Ministério Público Eleitoral sobre a cassação da candidatura do prefeito reeleito Padre Inaldo (PP). Em entrevista à Jovem Pan nesta terça-feira (22), o ex-candidato declarou que acha muito difícil o prefeito continuar no mandato. Segundo ele, “as provas são claras, concretas e evidentes”.

Durante a entrevista, Fábio afirmou que já vinha denunciando o prefeito por abuso de poder econômico e disse que, com a decisão da justiça, as pessoas irão entender que suas denúncias não era “choro de derrotado”.

O deputado revelou que foi o candidato mais perseguido durante o processo eleitoral. “Agora fica mais fácil entender, é só a gente vê o que o Ministério Público denunciou ontem. Porque, até então, era a voz de Fábio Henrique, fui o único candidato que denunciei os abusos praticados pelo prefeito de Socorro. Fui o candidato mais perseguido durante o processo eleitoral e passei praticamente toda eleição liderando pesquisas e isso fez com que todos os candidatos, com exceção da candidata Eliana da Sopa, só agredissem e atacassem Fábio Henrique”, contou o pedetista.

Ele citou ainda os “abusos do poder político e econômico” contra Padre Inaldo durante a eleição. “Nunca vi na minha vida uma eleição com tantos abusos como aconteceu na cidade de Socorro. Isso não poderia ficar impune, porque iria depor contra a credibilidade de poder judiciário e da justiça eleitoral. O que estou falando aqui não é falácia, é algo concreto. Ele fez doação de cadeira de rodas, de telhados, fez a troca de compra de votos por cestas básicas, tudo com critérios políticos, fora outros tantos fatos que ocorreram na eleição de Socorro”, acrescentou.

Para o ex-prefeito de Socorro, a maior prova de abuso de poder foi o vídeo veiculado e citado na decisão do MP, em que Padre Inaldo aparece, dentro da prefeitura, entregando dinheiro para uma mulher para ‘suposta’ compra de uma cadeira de rodas. “O fato é muito grave do ponto de vista eleitoral e naquele momento nós entendemos que o prefeito deveria ser imediatamente afastado da prefeitura, porque ele estava usando o próprio prédio da prefeitura para seu benefício. Na época, nós fizemos requerimento de afastamento do prefeito, mas não foi aceito”.

Novas eleições
Caso o prefeito reeleito seja cassado e afastado do cargo pela justiça, Fábio Henrique explicou a grande possibilidade de haver novas eleições em Socorro. “A partir de agora, fica nas mãos da justiça eleitoral a decisão, mas acho muito difícil o prefeito continuar no mandato, as provas são claras, concretas e evidentes. Nós tivemos outras cassações em Sergipe que foram menos graves do que ocorreu em Socorro. Não é um processo simples, mas havendo a cassação do prefeito, assume o presidente da Câmara Municipal e, imediatamente, haverá uma nova eleição. Lembrando que Padre Inaldo não poderá ser mais candidato devido a sua inelegibilidade”, disse.

O ex-prefeito falou ainda sobre a sua colocação em terceiro lugar no resultado das eleições em Socorro. Segundo ele, apesar de ter ficado em terceiro lugar, houve empate técnico com o segundo colocado. Ele ficou em terceiro lugar com 23.912 votos, ou seja, 29,10%. Em segundo lugar, Samuel Carvalho conseguiu 24.018 votos, alcançando 29,23% e Padre Inaldo foi reeleito com 27.042 votos, alcançando 32,91% dos votos.

Leia mais:
Socorro: MP pede cassação de Padre Inaldo por suposta distribuição de telhas em troca de votos
“Se houver Justiça no Brasil, acredito que Socorro vai ter novas eleições”, afirma Samuel Carvalho
PF investiga vídeo de Padre Inaldo dando dinheiro para mulher comprar cadeira de rodas
Em vídeo, prefeito de Socorro dá dinheiro para mulher comprar cadeira de rodas; gestor minimiza repercussão



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso