Cidades


Ministro deve assinar ordem de serviço para início do Canal de Xingó na próxima sexta (23)


Publicado 21 de abril de 2021 às 11:33     Por Fernanda Souto     Foto Reprodução

O ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, deve assinar a ordem de serviço para o início do Canal de Xingó, em Sergipe, na próxima sexta-feira (23). A obra é orçada em R$ 2,3 bilhões e prevê a construção de um canal aberto, com tomada de água no lago de Paulo Afonso, na Bahia, e quatro reservatórios para fornecimento de água a dezenas de comunidades.

Segundo o deputado federal Bosco Costa (PL), presença confirmada na comitiva do ministro, finalmente a tão sonhada obra, que deverá atender assentamentos rurais, agroindústrias, entre outros, sairá do papel.

Em março do ano passado, ao visitar Itabaiana, Rogério Marinho afirmou que “o Canal de Xingó é uma obra que nós passamos todo o ano de 2020 perseguindo, desde a elaboração do projeto, que permitiria a sua licitação e efetivação, até a discussão junto ao Orçamento da União, para garantir que a obra não apenas seja iniciada, mas que tenha continuidade e que possa ser concluída ao longo dos próximos anos”.

Segundo a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), a primeira fase do Canal Xingó corresponde ao trecho desde a tomada d’água no reservatório de Paulo Afonso IV até Poço Redondo, em Sergipe, seguida de um túnel, segmentos de canal, aquedutos, estruturas de controle, tomadas d’água, sistema de drenagem, sistema viário e sistema energético.

A obra passará por Santa Brígida (BA) e Canindé de São Francisco (SE), até o antigo reservatório R-5, em Poço Redondo (SE), totalizando 114,55 km de extensão.



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso