Cidades


Confusão: Huse admite troca de corpos e abre sindicância para apurar caso


Publicado 14 de junho de 2021 às 14:41     Por Dhenef Andrade     Foto Reprodução / SES

Após familiares de José Fernando Silva, de 70 anos, denunciarem que o Hospital João Alves Filho (Huse) entregou corpo do idoso por engano na cidade de Capela, no Leste de Sergipe, a unidade informou, nesta segunda-feira (14), que vai abrir sindicância administrativa para apurar os fatos e identificar supostos culpados.

O caso veio à tona no domingo (13) após a família não localizar o corpo de José, que teve o óbito confirmado no mesmo dia. Depois de serem encaminhados para o Instituto Médico Legal (IML) e voltarem para o Huse, familiares seguiram sem notícias do paradeiro de José. A confusão aconteceu na liberação do corpo dentro da unidade hospitalar, já que o corpo do idoso não chegou a ser enviado para o IML, segundo a Secretaria de Segurança Pública (SSP).

Em nota oficial, a direção do Huse afirmou que erro na liberação aconteceu pelo não cumprimento dos protocolo de conferência dos documentos necessários para a entrega do óbito, “o que contribuiu para a ocorrência constrangedora e inaceitável”. Ainda segundo o hospital, a família de Capela reconheceu José como sendo do seu familiar. “Mesmo reconhecendo o erro administrativo, o Huse se colocou à disposição para o translado do corpo, além de adotar as providências necessárias para que cada família possa fazer o sepultamento digno do seu ente querido”, ressalta a nota.

Estiveram presentes na reunião realizada para esclarecer o caso o diretor administrativo e financeiro do Huse, Manoel Mário Ferreira, representantes da assessoria da superintendência, assessoria jurídica, coordenação administrativa, serviço social e supervisão administrativa, além de familiares dos falecidos.

Esse é o segundo caso de troca de corpos em Sergipe em um mês. No último dia 18 de maio, o corpo de um agricultor da cidade de Monte Alegre, Alto Sertão do estado, foi liberado pelo IML de forma errada para uma família. A troca foi percebida pelos servidores do Instituto durante a conferência dos cadáveres. Uma equipe foi enviada até a cidade para comunicar o ocorrido aos familiares antes do início do velório.

Leia mais
Família recebe corpo trocado antes de velório em Monte Alegre; IML de Sergipe vai apurar caso



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso