Bahia
História da loucura será tema de curso promovido psicanalista baiano; saiba como se inscrever
O que é o normal e o que é o patológico? O que está em jogo na distinção entre saúde e doença? Como essas noções se articulam com os marcadores sociais da diferença e influenciam nosso modo de pensar e agir? Esses são alguns dos questionamentos que serão discutidos durante o curso “Uma Introdução Crítica e Anticolonial à História da Loucura”. A formação será oferecida pelo psicanalista Jeferson Nicácio e está com inscrições abertas na plataforma Even 3.
Realizado em parceria com o IBAJUS, o curso se soma às ações dos movimentos sociais pelos direitos das pessoas com sofrimento mental. “Decidimos debater o modo como tratamos historicamente a questão da loucura e construir outras práticas de cuidado e reflexão críticas”, explica o psicanalista responsável pela formação. No dia 18 de maio, a sociedade civil e profissionais de saúde mental celebram o Dia Nacional da Luta Antimanicomial.
De acordo com Nicácio, o curso pretende oferecer uma introdução à história da loucura a partir da obra de Michel Foucault em diálogo com as elaborações de Freud, Lacan, Fanon, Neusa Santos e outros. “Com o advento da modernidade, verificamos um lento processo de transformação da loucura em ‘doença mental’, objeto de um saber psiquiátrico e psicológico, que produziu processos de exclusão e dominação cujas consequências se fazem presentes até hoje”, avalia.
O curso em que essas e outras questões serão debatidas será dividido em cinco módulos, cada um dedicado a debater as contribuições e aspectos específicos da temática. As pessoas interessadas podem adquirir a formação completa ou módulos específicos, que serão ministrados no formato virtual e ficarão com conteúdos disponíveis para acesso por dois meses. Os encontros encontros virtuais vão acontecer no período de 11 de junho a 13 de agosto, das 19h às 21h, na plataforma Zoom.
Jeferson Nicácio é psicanalista clínico e membro do Campo Psicanalítico de Salvador. Além de professor de filosofia com especialização em Teoria Psicanalítica, ele é mestre pela Ufba. Atualmente, atua em consultório privado e realiza atendimentos junto ao Sindicato das Trabalhadoras(es) Domésticas(es) da Bahia.
A formação será dividida em cinco módulos com investimento entre R$40 e R$ 200; as inscrições podem ser feitas a qualquer momento do curso
SERVIÇO
O QUÊ: inscrições para o curso “Uma Introdução Crítica e Anticolonial à História da Loucura”
ONDE: plataforma Even 3
QUANDO: inscrições por tempo indeterminado
Leia os termos de uso