Cidades


Após denúncias, Adema resgata 21 aves em Indiaroba


Publicado 29 de abril de 2020 às 16:41     Por Roberta Cesar     Foto Divulgação / Adema

Aves da fauna brasileira foram resgatadas pela equipe da Administração Estadual de Meio Ambiente (Adema), nesta terça-feira (28), em Indiaroba, Litoral Sul de Sergipe. Após denúncias, 21 aves foram apreendidas durante a fiscalização. De acordo com o órgão, as acusações eram referentes à criação e abate de animais silvestres, atividade de carcinicultura irregular, desmatamento em Área de Preservação Permanente (APP) e rinha de galo.

“Inicialmente foram levantados 12 alvos dos quais 10 foram fiscalizados, em oito encontramos alguma irregularidade ambiental. Sendo quatro residências com criação irregular de pássaros silvestres sem as devidas autorizações. Foram fiscalizados ainda quatro empreendimentos de carcinicultura em desacordo com a legislação vigente, variando de instalar, operar sem Licenciamento Ambiental, até desmatar a vegetação nativa em Área de Proteção Permanente, para construção dos viveiros, o que agrava a situação”, explicou o diretor presidente da Adema, Gilvan Dias.

Na ação, foram vistoriados 11 viveiros de quatro proprietários diferentes e todos foram autuados e notificados. “Os que forem passíveis de regularização, além do auto, deverão apresentar um Plano de Recuperação da Área degradada. No total foram resgatadas 21 aves da fauna silvestre brasileira, sendo eles popularmente conhecidas como: sanhaço, cabeça, pássaro preto, canário-da-terra, papa capim, curió e coleirinho”, ressaltou o diretor presidente.

Segundo a Adema, após avaliação, 18 aves foram liberadas em área de reserva ambiental. Outras três foram encaminhadas para atendimento médico, por apresentarem algum tipo de lesão.



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso