Cidades


Após três dias de ajuda e missões de resgate na Bahia, GTA volta pra Sergipe


Publicado 29 de dezembro de 2021 às 16:40     Por Fernanda Souto     Foto Divulgação/ SSP

Após três dias de trabalho na região sul da Bahia devido às fortes chuvas e enchentes, o Grupamento Tático Aéreo (GTA) de Sergipe concluiu as missões de ajuda e resgate e desembarcou, em Aracaju, na tarde desta quarta-feira (29). A decisão foi tomada em acordo entre o governador, Belivaldo Chagas (PSD), e o secretário da segurança pública, João Eloy de Menezes.

De acordo com a Secretaria de Segurança Pública (SSP), o Falcão 01 voou 18 horas em operação de resgate. Já segundo o levantamento feito pelo GTA, foram mais de 20 ocorrências atendidas pela equipe designada para a missão, com uma quantidade grande de pessoas removidas e retiradas diretamente de áreas onde precisavam de ajuda imediata e corriam risco de morte

O GTA informou que, no começo da semana, o nível de água baixou e as pessoas começaram a locomoção e a compra de mantimentos e remédios. Em decorrência do rastro de destruição, as pessoas tinham dificuldades e não queriam sair de suas residências para deixar pra trás tudo o que tinham e, naturalmente, tinham medo de saques e furtos, preferindo ficar em suas residências. Diante disso, veio a fase de distribuição de alimentos, mantimentos, agasalhos e água potável.

Com a mudança do cenário, a aeronave do GTA foi transferida para a região de Feira de Santana no final desta terça-feira (28). A avaliação própria do GTA é que a situação é extremamente positiva por conta das ocorrências que a unidade participou. Com isso, a aeronave desembarca no Aeroporto de Aracaju e, caso haja uma nova necessidade na Bahia ou em outro estado, “Sergipe estará sempre à disposição para ajuda humanitária”.



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso