Cidades
Aracaju adere ao Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial
A Prefeitura de Aracaju aderiu ao Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial (Sinapir), de acordo com publicação feita no Diário Oficial da União, na quarta-feira (29). A adesão tem vigência ilimitada, e possibilitará que a capital sergipana tenha acesso prioritário aos recursos do governo federal destinados às políticas públicas de promoção da igualdade racial.
A criação da Diretoria de Direitos Humanos da Assistência Social e a instalação do Conselho Municipal de Participação e Promoção da Igualdade Racial, possibilitou a adesão.
Segundo a secretária da Assistência Social, Simone Passos, com essa assinatura, Aracaju fortalece as políticas de enfrentamento e o combate à discriminação racial, “entendemos que só vamos conseguir superar o racismo e os problemas raciais se toda a comunidade assumir o seu papel”.
Em todo o Brasil, apenas 100 municípios aderiram ao Sinapir. Em Sergipe, apenas Aracaju e Laranjeiras fazem parte do sistema. O diretor de Direitos Humanos da Assistência Social de Aracaju, Ilzver Matos, “Somos a segunda adesão no estado inteiro, no país são menos de 100 adesões infelizmente. Isso comprova que desenvolvemos uma compreensão clara, hoje, da necessidade de uma política desconcentrada, descentralizada, transversal e democrática para a promoção da igualdade racial”, afirmou Ilzver.
Leia os termos de uso