Meio Ambiente


Canindé: Codevasf realiza peixamento de 73 mil alevinos no Rio São Francisco e em barragens da cidade


Publicado 29 de março de 2023 às 16:49     Por Redação AjuNews     Foto Divulgação / Assessoria de Comunicação

A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba em Sergipe (Codevasf) realizou com a prefeitura de Canindé de São Francisco, no Sertão sergipano, a soltura de 73 mil alevinos de diferentes espécies, além de milhares pós-larvas do camarão pitú. Em alusão ao Dia Mundial da Água, comemorado anualmente no dia 22 de março.

Através de uma ação conjunta das secretarias municipais de Agricultura, Água e Meio Ambiente, Inclusão, Educação, Saúde, Turismo e do Departamento de Indústria e Comércio, foi realizado um mutirão de limpeza na Orla Prefeito Salomão Porfírio de Britto, com participação das equipes das secretarias, Emdagro e Defesa Civil.

Foram recolhidos diversos plásticos, garrafas, tampinhas e outros objetos deixados por banhistas. A ação contou ainda com a participação especial dos alunos da Escola Municipal Maria do Carmo. “Achei um dia muito legal, aprendemos muitas coisas sobre o meio ambiente, reciclagem, a importância da água e de como preservar o lugar e o Rio São Francisco”, disse o estudante do 9º ano da Escola Maria do Carmo, Jhonys Santos.

Processo de crescimento dos alevinos e larvas do camarão

De acordo com técnicos da Codevasf, os alevinos soltos na região devem atingir a fase adulta em três anos. Já as larvas do camarão pitu, uma média de dois anos de vida, tendo em vista que o crescimento é mais demorado, quando comparado com outras espécies de camarão de água doce.

O processo de Peixamento se inicia no Centro de Recursos Pesqueiros e Aquicultura da Codevasf, onde são criados peixes de várias espécies. São aplicadas técnicas de reprodução que resultam na produção de milhares de filhotes, os chamados alevinos. O método é utilizado principalmente para evitar a extinção de determinadas espécies e aumentar a disponibilidade da oferta do alimento para a população.

Leia mais:
Com recursos de Rogério Carvalho, Codevasf entrega retroescavadeiras a oito municípios sergipanos



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso