Cidades


Cerca de 40 toneladas de sargaço são retiradas das praias de Aracaju


Publicado 30 de janeiro de 2022 às 08:13     Por Redação AjuNews     Foto Divulgação / Emsurb

Foram recolhidas quase 40 toneladas de sargaço, nos últimos dois dias, nas praias de Aracaju. Segundo a prefeitura, devido à chegada de plantas aquáticas às faixas de areia da capital sergipana, neste fim de semana, foi necessário ampliar o número de equipes que executam a limpeza dessas áreas.

O serviço de recolhimento é feito pela Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), como destaca o diretor de operações do órgão, Bruno Moraes. “Essas plantas, chamadas de sargaço, são uma espécie de alga flutuante e geralmente chegam às faixas de areia quando há um grande fluxo de chuvas nos rios que acaba empurrando esse material orgânico para o mar”.

Bruno salientou a grande quantidade de sargaço que já foi recolhido dos locais. “Até o momento, já recolhemos 39 toneladas de sargaço que chegaram ao litoral aracajuano e, provavelmente, esse quantitativo vai aumentar. Com a subida da maré, estamos reunindo em montes para, em seguida, retirar, quando as caçambas, três no total, conseguirem entrar na faixa de areia”, explica o diretor de operações da Emsurb.

Em situações normais, ressalta Bruno, quando são deslocadas duas equipes para fazer a limpeza das praias, a Emsurb também utiliza uma máquina saneadora. “No entanto, nesse caso específico das algas, não podemos utilizar a máquina porque engancha na estrutura da saneadora e ela acaba perdendo a sua finalidade. A máquina atua como um pente na areia e faz um leve corte de cinco a dez centímetros, e peneira tudo o que está na faixa de areia e joga numa caçamba que fica acoplada a ela, para em seguida fazermos a destinação correta”, pontuou.



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso